PL e União ajudaram

Bancada cearense na Câmara dá maioria dos votos favoráveis à aprovação do Arcabouço Fiscal

Por Deusdedit Neto - Em 24/05/2023 às 11:45 AM

Líderes Da Câmara Dos Deputados Fecharam Acordo Para Reduzir O Tempo De Vigência Da Pec Da Transição De Dois Para Um Ano. Foto Divulgação.

Foto Divulgação.

Aprovado nessa terça-feira, 23, no Plenário da Câmara dos Deputados, o texto-base do arcabouço fiscal contou com a votação em peso da bancada cearense. Dos 22 parlamentares na Casa, 18 votaram a favor, e apenas três contra, além de um que não votou.

Destaque para os deputados do Partido Liberal (PL), sigla que possui grande maioria de deputados ligados ao conservadorismo e ao bolsonarismo. Dos seus cinco deputados, o PL deu três favoráveis a proposta e dois contrários. Yuri do Paredão, Júnior Mano e Matheus Noronha foram os três favoráveis. Já André Fernandes e Dr. Jaziel Pereira foram contrários.

O mesmo caso se aplica ao União Brasil. Mesmo sendo considerada uma legenda que compõe a base governista, havia certa desconfiança sobre o comportamento dos deputados do partido, especialmente porque sua composição foi feita por meio da junção entre PSL e Democratas, consideradas de direita. Os cearenses deram três votos a favor e apenas um contra.

O único voto contrário da bancada cearense do UB à proposta do texto-base do arcabouço foi dado pela deputada Dayany Bittencourt. Esposa do presidente do União no Ceará, Capitão Wagner, Dayany tem se mostrado atuante no campo da direita conservadora e é ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, tendo feito campanha pró-Bolsonaro em 2022.

Parlamentares do PT, PDT, PSD e MDB votaram integralmente para que a proposta fosse aprovada na Câmara. A propositura teve aprovação constatada com placar de 372 votos a 108. Outros pontos do projeto vão ser analisados nesta quarta-feira, 24, por conta de destaques feitos que podem alterar pontos do texto.

Confira a votação de cada deputado federal cearense:

AJ Albuquerque (Progressistas): não votou

André Fernandes (PL): não

André Figueiredo (PDT): sim

Célio Studart (PSD): sim

Danilo Forte (União Brasil): sim

Dayany Bittencourt (União Brasil): não

Domingos Neto (PSD): sim

Jaziel Pereira (PL): não

Eduardo Bismarck (PDT): sim

Eunício Oliveira (MDB): sim

Fernanda Pessoa (União Brasil): sim

Idilvan Alencar (PDT): sim

José Airton (PT): sim

José Guimarães (PT): sim

Júnior Mano (PL): sim

Leônidas Cristino (PDT): sim

Luiz Gastão (PSD): sim

Luizianne Lins (PT): sim

Matheus Noronha (PL): sim

Mauro Filho (PDT): sim

Moses Rodrigues (União Brasil): sim

Yury do Paredão (PL): sim

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder