Parla, Jovem!

Câmara de Fortaleza aproxima juventude da política com projeto de vivência legislativa

Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/05/2026 às 3:29 PM

Leocouto12

Vereador Leo Couto, presidente da CMFor, apresentou a iniciativa na sessão desta quarta, 20. Foto: Mateus Dantas/CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) lançou, nesta quarta-feira (20), o programa “Parla, Jovem!”, iniciativa que vai permitir que estudantes da rede pública municipal vivenciem, na prática, a experiência parlamentar dentro do Legislativo da Capital.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), o projeto vai selecionar 24 alunos do 9º ano do ensino fundamental para participar de eleições simuladas, sessões plenárias e debates inspirados na rotina dos vereadores.

Durante o lançamento, o presidente da CMFor, vereador Leo Couto (PSB), que destacou a proposta como uma forma de aproximar a juventude da política e estimular a participação cidadã desde a escola.

Formação política jovem

A iniciativa prevê a participação de seis escolas municipais — uma por Distrito de Educação de Fortaleza — escolhidas a partir dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos finais do ensino fundamental. Em cada unidade, os próprios estudantes irão participar de eleições simuladas com uso de urna eletrônica para definir os representantes.

Serão eleitos quatro jovens vereadores por distrito, totalizando 24 participantes, com divisão paritária entre meninas e meninos. Para disputar as vagas, os alunos deverão apresentar propostas nas áreas de inclusão, inovação e sustentabilidade, pilares da atual gestão da Câmara.

A iniciativa também reforça a estratégia da CMFor de fomentar o diálogo do Legislativo com as escolas públicas e aproximar a juventude dos debates sobre cidade, cidadania e participação democrática.

Vivência legislativa e incentivo a novas lideranças

Os estudantes escolhidos participarão de sessões simuladas mensais no Plenário da Câmara, com direito à apresentação de proposições, debates e votações em dinâmica semelhante à atuação parlamentar oficial. A proposta também prevê que ideias desenvolvidas pelos alunos possam futuramente inspirar projetos de lei no Legislativo municipal.

Durante o lançamento, vereadores destacaram o potencial do programa para incentivar novas lideranças políticas e sociais na Capital, além de ampliar a conexão entre o Parlamento e as comunidades.

O edital com cronograma, regras e lista das escolas participantes será divulgado após a publicação oficial do Projeto de Resolução nº 6/2026, aprovado também nesta quarta-feira pela Mesa Diretora da Câmara.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder