GRAVIDADE DA SITUAÇÃO

Camilo anuncia lockdown em todo o Ceará a partir da zero hora deste sábado

Por Marcelo - Em 11 de março de 2021

O governador Camilo Santana anunciou, na noite desta quinta-feira (11), que após analisar os dados de crescimento dos casos de coronavírus no Ceará, foi decidido pelo comitê de enfrentamento à pandemia que será decretado o isolamento social rígido, o lockdown, em todos os municípios cearenses. Só funcionando a construção civil, a indústria e o comércio na atividades essenciais, assim como hoje acontece em Fortaleza e alguns municípios.

“Anunciei há pouco novas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid. Após reunião com o comitê que delibera sobre o decreto estadual, estamos decretando isolamento social rígido em todo o Ceará a partir do dia 13 (zero hora de sábado) até dia 21 de março. Fazemos isso por conta da gravidade da situação e da lotação das unidades de saúde públicas e privadas do Estado”, afirmou.

Camilo Santana e Dr. Cabeto salientaram a gravidade da situação em todas as regiões do Ceará                           Foto: Divulgação

Ele estava acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, ressaltando que diariamente têm sido abertos novos leitos de enfermaria e de UTI em todo o território cearense. “Hoje estamos com 2.482 leitos e enfermaria Covid e 1.082 leitos de UTI. Lembrando que a nossa meta até o final de março era de 1.074 leitos de UTI. Quero agradecer a toda a equipe da saúde e hospitais parceiros conveniados com o Estado”, explicou.

Destacou que a faixa etária das pessoas que estão sendo acometidas de Covid-19 tem caído bastante, ficando entre 53 e 57 anos, mostrando que a nova variante do coronavírus é mais agressiva com a população mais nova, o que agrava a pressão sobre o sistema de saúde – público e privado – no Ceará. E que a luta por vacinas continua.

Já o titular da Sesa disse que a vacinação é muito importante, pois os primeiros estudos mostram que os idosos vacinados tiveram uma redução de 43% das chances de internação. “E todas as equipes da Secretaria de Saúde do Ceará vão empreender esforços ilimitados para garantir que todos tenham a possibilidade de ultrapassar esse momento da melhor maneira possível”, destacou Dr. Cabeto.

O governador lembrou que na semana passada havia 78 municípios em alerta altíssimo e, hoje são mais de 130 em alerta alto e altíssimo. “Diante disso decidimos decretar o isolamento social rígido neste sábado, por conta da pressão do sistema de saúde, pois já tem pessoas esperando na fila por leitos de enfermaria ou de UTI no Ceará. A situação é grave e o mínimo que podemos fazer é garantir que as pessoas sejam atendidas com dignidade”, asseverou Camilo Santana.

Veja o vídeo completo:

https://www.facebook.com/camilosantana/videos/891250671710760/

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection