PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

Camilo assina acordo com a Engie Brasil, décima empresa para o Hub de H2V

Por Marcelo - Em 15/10/2021 às 3:59 PM

O governador Camilo Santana assinou, nesta sexta-feira (15), um memorando de entendimento com a empresa Engie Brasil, que atualmente mantém empreendimentos em Flecheiras e Trairi, e possui projetos de geração energética que representam 7% de toda a energia produzida no País. Ao lado do diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Engie Brasil, Gil Maranhão Neto, e Raphael Barreau, vice-presidente Executivo de Desenvolvimento de Negócios Globais da Engie Green Hydrogen.

Raphael Barreau, Gil Maranhão, Camilo Santana, Maia Júnior e Roseane Medeiros

“Assinamos um memorando de entendimento com a multinacional Engie para o desenvolvimento de um projeto de Hidrogênio Verde no nosso Porto do Pecém. Esse é o décimo acordo que assinamos para atração de novos investimentos nessa área no Ceará”, explicou.

Raphael Barreau, agradeceu a receptividade do Governo do Ceará. “Certamente esse é o primeiro passo de uma grande parceria com o Estado. Na nossa visão, o hidrogênio é um vetor estratégico para a descarbonização, pois permite uma melhor integração das energias renováveis, além de ajudar a reduzir as emissões em setores difíceis de atingirem suas metas”, afirmou.

Pela sua localização estratégica e o potencial natural de grande erradiação solar, ventos constantes e mar para fornecimento de água, o Ceará tem um grande potencial para a produção de Hidrogênio Verde, que se mostra como uma alternativa de combustível sustentável para o planeta. Também participaram da assinatura do memorando o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; a secretária Executiva para a Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, e outros integrantes das duas equipes.

A Engie tem mais de 25 anos de atuação no Brasil, onde possui também um gasoduto que vem do Rio Grande do Norte até o Porto do Pecém, bem como uma série de investimentos no setor energético em outros estados brasileiros. Os valores a serem investidos e o tamanho da usina de H2V no Ceará ainda não foram detalhados. A empresa, de origem francesa, referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Possui 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, e está comprometida em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono.

Alemanha

Camilo Santana entrega uma recordação do Ceará ao embaixador Heiko Thoms

Ainda na tarde de hoje, o chefe do Executivo estadual recebeu, no Palácio da Abolição, a visita do embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms. “Tratamos sobre parcerias em áreas como educação, tecnologia e na implementação de projetos de sistemas de abastecimento d’água e esgotamento sanitário. Agradeço ao embaixador e sua comitiva pela visita”, salientou Camilo Santana.

Segurança

Ainda pela manhã, o governador do Ceará anunciou um reforço de R$ 120 milhões para as operações das polícias Militar, Civil e Penal do Estado, a fim de promover uma repressão ainda mais forte contra as ações de grupos criminosos no território cearense.

“Com isso, vamos garantir a presença ostensiva ainda mais forte das polícias nas ruas, com mais viaturas, além do reforço do trabalho de inteligência para o combate ao crime. Não temos medido esforços para reforçar esse trabalho da segurança pública no Ceará”, completou Camilo Santana.

Veja o vídeo da Engie:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder