220 MIL DOSES

Camilo e José Sarto acompanham o desembarque das vacinas em Fortaleza e o início da imunização no Ceará

Por Marcelo - Em 18/01/2021 às 4:51 PM

José Sarto e Camilo Santana acompanharam o embarque das vacinas             Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza José Sarto acompanharão, na tarde desta segunda-feira (18), a chegada do avião trazendo as vacinas que serão utilizadas no plano de imunização que será implementado no Ceará. A aeronave da FAB pousa por volta das 17 horas no antigo Aeroporto Pinto Martins e o material segue para o Hospital Leonardo da Vinci, onde os primeiros cearenses começarão a ser vacinados contra a Covid-19.

Pela manhã, eles estiveram na Base Aérea de São Paulo, para acompanhar o carregamento do primeiro avião da Força Aérea Brasileira que vai trazer as primeiras doses da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, que no Brasil será produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. E contando com um planejamento estratégico eficiente, utilizará aeronaves e veículos terrestres para distribuir a vacina nos municípios cearenses.

A previsão é que as primeiras pessoas da Capital recebam a primeira dose da vacina ainda nesta segunda-feira, por volta das 178horas, quando será iniciado o Plano Nacional de Imunização, idealizado pelo Governo Federal, contra a Covid-19 em todo o território nacional.

Camilo e Sarto gravaram um vídeo que foi publicado em suas redes sociais no exato momento em que o avião da FAB que vem para Fortaleza embarcava as primeiras 220 mil doses da CoronaVac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo.

“Este avião deverá chegar no fim da tarde em Fortaleza e lá já temos toda a logística para iniciar a distribuição no interior. Nosso objetivo é ainda hoje, à iniciarmos a vacinação no Ceará. É um momento muito importante para o Ceará e o Brasil”, afirmou Camilo.

Já o prefeito de Fortaleza demonstrou sua satisfação com este momento tão relevante. “Estou muito alegre e feliz por levar esperança ao povo fortalezense e cearense, pois esta vacinação é muito importante. Estamos cumprindo o nosso dever de trabalhar pelo Ceará e por Fortaleza, imunizando aqueles que precisam. Começando hoje e esse vai continuar”, explicou José Sarto.

Eduardo Pazuello, Camilo Santana e José Sarto, minutos antes do embarque das 220 mil doses da CoronaVac para o Ceará

Antes do embarque das vacinas no avião cargueiros da FAB, Camilo e Sarto participaram de uma reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, junto com outros gestores estaduais e municipais, na qual foi discutida a logística de distribuição das vacinas em todo o País. Para boa parte dos estados as vacinas estão sendo enviadas via área, mas para outros das regiões Sudeste e Sul, estão seguindo por modal rodoviário.

“Nossa Secretaria da Saúde está preparada para colocar em prática o Plano de Vacinação no Ceará, com o apoio de aviões e helicópteros para a distribuição nos municípios. Também já havíamos feito a aquisição de seringas, agulhas e refrigeradores para acondicionar as vacinas. Faremos todos os esforços possíveis para que essa vacinação aos cearenses ocorra da forma mais rápida e segura”, completou Camilo Santana.

Assista ao vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder