1ª Medalha Padre Cícero

Camilo Santana, Teodoro Silva Santos e outras três personalidades vão ser homenageadas pelo TRE-CE

Por Deusdedit Neto - Em 13/03/2024 às 3:52 PM

285996cb E7bc 4e79 9eca 2e99961f8854

Foto: Divulgação / TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) vai entregar no próximo dia 22 deste mês de março a primeira edição da Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista para cinco personalidades cearenses. Iniciativa da Corte eleitoral cearense, a comenda homenageará o ex-vice-governador do Estado, Humberto Bezerra, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, a ex-secretária do Ceará e fundadora da Fundação Araripe, Violeta Arraes, o ex-governador do Estado, Adauto Bezerra e o ministro da Educação, Camilo Santana.

A entrega vai ocorrer no evento do Tribunal Eleitoral a ser realizado em Juazeiro do Norte, terra onde Padre Cícero tem histórica atuação tanto religiosa quanto eleitoral. Lançada em janeiro de 2024, a comenda é voltada ao público externo e homenageia personalidades e instituições credoras de reconhecimento junto à Justiça Eleitoral cearense.

Resolução TRE-CE n.º 996/2024, que dispõe sobre a medalha, tem como uma de suas bases a Lei n.º 14.693, de 10 de outubro de 2023, que inscreveu referência ao líder religioso Padre Cícero no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Além disso, é uma forma de homenagear a figura cearense como referência histórica e cultural, não só no Estado, como em todo o território nacional.

Perfis dos homenageados

Adauto Bezerra (In memoriam)
Nascido em Juazeiro, no Ceará, José Adauto Bezerra de Menezes era descendente das tradicionais famílias Bezerra de Menezes e Bezerra Monteiro. O ex-governador do Estado e ex-parlamentar teve carreira no Legislativo e no Executivo. Vítima de Covid-19, o empresário faleceu em 3 de março de 2021, aos 94 anos.

Humberto Bezerra (In memoriam)
Irmão de Adauto Bezerra, Francisco Humberto Bezerra de Menezes ingressou na carreira política como prefeito de Juazeiro do Norte, em 1962, sendo eleito, mais tarde, vice-governador do Ceará. O ex-deputado atuou em negócios comerciais, industriais, financeiros e agrícolas. Faleceu em 28 de março de 2020, aos 93 anos.

Teodoro Silva Santos
Construindo uma carreira voltada para os sistemas criminal e penal, o ministro Teodoro Silva Santos, originário também de Juazeiro, já foi delegado de polícia em Rondônia, membro do Ministério Público do Ceará e, a partir de 2011, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). Nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Teodoro tomou posse no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2023.

Camilo Santana
Eleito o governador mais votado da história do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana é, atualmente, ministro da Educação. Nascido no Crato, o político também é engenheiro agrônomo e professor. Devido à sua aprovação popular e o avanço dos índices de aprendizagem nacional, comandou o governo do Estado durante dois mandatos, além disso, foi eleito senador do Ceará.

Violeta Arraes (In memoriam)
Socióloga, psicanalista e ativista política brasileira, Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau nasceu em Araripe, município do interior do Ceará. Tornou-se uma das figuras mais atuantes no meio acadêmico em sua geração, sendo líder nacional da Juventude Universitária Católica (JUC). A convite do então governador da época, Tasso Jereissati, Violeta assumiu a Secretaria de Cultura do Estado. Além disso, criou a Fundação Araripe, sediada no Crato, que objetiva preservar a vegetação da Chapada do Araripe. Faleceu aos 82 anos, vítima de um câncer no pulmão.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder