Proteção Social

Campanha CarnaPaz 2026 reúne Justiça cearense e parceiros em defesa da mulher

Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/01/2026 às 3:08 PM

Tjcecarnaval

TJCE lançou a campanha nessa quarta, 28. Foto: Alex Costa/Ascom TJCE

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) renovou, nessa quarta-feira (28), a parceria com instituições públicas e privadas para a campanha “CarnaPaz”, que em 2026 tem como slogan “No ritmo do respeito à mulher”. A iniciativa busca promover uma cultura de paz, respeito e equidade de gênero durante o Carnaval, além de divulgar canais de denúncia e fortalecer a rede de proteção às mulheres.

A presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJCE, desembargadora Vanja Fontenele Pontes, ressaltou a importância de ampliar o engajamento institucional para difundir a mensagem de respeito e autonomia feminina.

“[…] vamos expandir porque precisamos levar essa ideia do respeito à vida da mulher para mais rincões. A mulher é dona de si mesma. Ela não precisa de ninguém lhe conduzindo e lhe impondo determinadas formas de se comportar. […] Quanto mais falarmos e divulgarmos, por meio de campanhas, melhor”, defendeu.

O presidente do Tribunal, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, também se manifestou apontando o foco em “mudar comportamentos, práticas, condutas e hábitos que são tão nocivos para todos, mas, principalmente, para as mulheres que sofrem com essa cultura da misoginia e do patriarcado”.

Campanha

O CarnaPaz está alinhado à Agenda 2030 da ONU e às resoluções do Conselho Nacional de Justiça e do TJCE voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher, tema que integra os eixos prioritários da atual gestão do Tribunal (2025-2027).

Durante a solenidade, realizada na sede do Judiciário estadual, foram apresentados os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, adesivos e peças para redes sociais, além da reprodução do frevo “Acerte o Passo”, composto pelas servidoras Jord Guedes, Mona Mendes e Paula Bessa. 

As instituições parceiras assumiram o compromisso de divulgar a campanha e realizar ações educativas, além de informar sobre os canais de denúncia, como o Disque 180, o 190 e o QR Code para solicitação virtual de medidas protetivas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder