UM SALTO PARA O FUTURO

Ceará efetiva 60% da rede estadual de ensino como escolas de tempo integral

Por Marcelo - Em 11/02/2022 às 6:38 PM

Um conjunto de 68 escolas estaduais em todo o Ceará passará a funcionar em tempo integral, com objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da educação no Estado, que é referência para o Brasil. O anúncio foi realizado pelo governador Camilo Santana, nesta sexta-feira (11), no Centro de Eventos do Ceará, e representa uma ampliação histórica no setor educacional cearense.

Camilo comandou o anúncio das novas escolas de tempo integral                     Foto: Divulgação

Também estiveram presentes à solenidade a vice-governadora Izolda Cela; a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; prefeitos, profissionais da educação e estudantes das cidades contempladas, além de deputados estaduais e federais ligados ao setor educacional.

O governador ressaltou que ampliação é parte de uma política continuada de educação, que tem desenhado um novo futuro para as próximas gerações. “Tínhamos uma meta de chegar até o fim de 2022 com 50% das nossas escolas regulares do Ensino Médio em tempo integral. Alcançamos essa meta em 2021. Agora, estamos lançando 68 novas escolas, chegando a aproximadamente 60%. Consideramos que é uma estratégia fundamental. A educação é o caminho para as transformações no País e no Ceará”, enfatizou.

Izolda Cela celebrou a alegria dos professores com o sucesso dos estudantes

Foi realizada uma visita aos estandes com apresentações eletivas de unidades de Ensino Médio em Tempo Integral e cursos de Escolas de Educação Profissional que integram a rede pública. “Passeando pelos estandes, foi muito legal ver a potência e desenvoltura dos jovens apresentando as eletivas e os cursos. A gente olha para o lado e tem professores com os olhos brilhando e vibrando com o sucesso dos estudantes. O Ceará avança porque nós estamos construindo junto com vocês essa base educacional”, disse Izolda Cela.

Do total de novas unidades educacionais anunciadas hoje, 60 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e oito são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). Agora, a rede pública contabiliza 392 escolas que ofertam a jornada prolongada, de sete a nove horas, garantindo até três refeições diárias e beneficiando mais de 130 mil estudantes cearenses.

Entre as escolas em tempo integral, estão incluídas 15 novas unidades de ensino que passarão a funcionar em 2022. Com isso, o número total de escolas da rede pública estadual saltará de 731 para 746 unidades de ensino. Em Fortaleza, no total já são 60 escolas com esta modalidade de ensino, representando um salto na educação da Capital, que foi destacado pelo prefeito José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder