Direção Nacional

Cid Gomes diz que PDT vai tentar costurar acordo para ter aliança com PT em Fortaleza

Por Deusdedit Neto - Em 18/08/2023 às 2:27 AM

Cid Gomes (6)

Foto: Portal IN

O presidente do PDT no Ceará e senador, Cid Gomes (PDT), afirmou que vai trabalhar para que o partido brizolista faça uma aliança com o PT em Fortaleza visando construir uma chapa conjunta à Prefeitura da Capital em 2024. Ele acredita que haverá uma “disposição nacional” de sua sigla para que a parceria seja editada.

“Então, a partir dessa disposição nacional de que os dois partidos estejam juntos. Será uma demanda que o PDT nacionalmente apresentará ao PT nacionalmente que a gente possa tá junto. Eu acho e acredito e vou procurar ajudar a construir essa relação”, declarou.

Entretanto, apesar de sua disposição em realizar articulações pró-aliança PDT/PT, o FG considera ser “pouco provável” que ela aconteça. Isto porque no município existem nomes no partido que não apoiam uma aproximação entre as legendas, devido as rusgas do processo eleitoral de 2022.

Entre os contrários estão o ex-prefeito de Fortaleza e atual presidente do PDT na Capital, Roberto Cláudio, o atual prefeito, José Sarto (PDT), e o deputado federal e presidente nacional da sigla, André Figueiredo, além de todo o grupo de pedetistas que são mais ligados eles.

“O que eu defendo é que a gente possa formar uma aliança. Não é uma tarefa fácil se depender dos municipais, muito pouco provável de que aconteça, já aconteceu nas últimas três eleições, foi uma disputa em que os dois partidos lançaram um candidato próprio”, considera.

Cid ressalta que antes de discutir – ou vislumbrar um nome que poderia ser escolhido para capitanear a união entre as legendas, é preciso definir o projeto e a aliança a ser formada. “Pra mim as coisas começam assim, primeiro você tem que ter um projeto, depois você tem que ter uma aliança e por último o nome. O nome é que se adapta ao projeto e antes do projeto não faz sentido discutir nome, antes da aliança é impossível você discutir nome. Então, cada coisa no seu tempo”, finalizou. As informações são do jornal O Povo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder