Interior do Ceará

Com presença de De Assis Diniz e Augusta Brito, DNOCS assina Ordem de Serviço para a instalação de 300 poços no Ceará

Por Deusdedit Neto - Em 18/01/2024 às 12:40 AM

86332f5d Df22 4a25 95a4 B056555d5756 (1)

Foto: Divulgação

Na manhã da última terça-feira, 16, o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, recebeu, na sede da Administração Central da Autarquia, a Senadora da República, Augusta Brito, e o Deputado Estadual do Ceará, De Assis Diniz, para a assinatura da ordem de serviços para a instalação de cerca de 300 poços no interior do Ceará.

Na ocasião, também estiveram presentes os diretores de Infraestrutura Hídrica, Luiz Hernani, de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Allan Galvão, o Coordenador do DNOCS no Ceará, Antônio José Porto Mota, além dos representantes das empresas que serão responsáveis pelos empreendimentos.

Segundo o Diretor-Geral, Fernando Leão, cerca de R$17 milhões serão investidos, oriundos de emendas parlamentares da senadora Augusta Brito. Ainda conforme o diretor, no primeiro momento, cerca de 50 municípios no interior do Ceará serão beneficiados com a instalação de poços que desempenham um papel significativo no fornecimento de água, especialmente em regiões onde a escassez hídrica é maior. “Essa prática não apenas atende às necessidades básicas de comunidades locais, mas também impulsiona o desenvolvimento sustentável, promovendo a agricultura e garantindo a segurança hídrica em uma região propensa a períodos prolongados de seca. Além disso, a implementação de poços contribui para a redução da dependência de fontes sazonais, fortalecendo as comunidades frente aos desafios climáticos”, ressaltou.

De acordo com a senadora Augusta Brito, os recursos foram possibilitados através de articulações com o Governo Federal e contribuição do Ministro da Educação, Camilo Santana, que colabora sempre com o crescimento do Ceará. “Conseguirmos esse recurso no senado, estamos priorizando o Ceará com a instalação de vários poços profundos, com placa solar, no interior de todo nosso estado, visto que as previsões para este ano são de grandes secas. Com essa parceria com DNOCS, acreditamos que vamos fazer a diferença no que é fundamental na vida das pessoas, que é água de qualidade. Fazemos isso com muita responsabilidade e determinação, agradecendo ao presidente Lula, ao ministro Camilo Santana, ao governador Elmano de Freitas, pelas parcerias e aqui ao Dr. Fernando Leão, que está dando essa possibilidade de execução das instalações de poços profundos por meio do DNOCS.” disse a senadora.

O deputado estadual De Assis Diniz, contribuiu com a articulação entre a Autarquia e o Senado e ressalta que “O DNOCS é uma grande referência e já esteve no imaginário social coletivo do nordestino como aquele que era o salvaguarda da sua vida. Tem Know-how, tem experiência e uma bagagem extraordinária acumulada na política de barramento. Ao longo de um período, nós tivemos o desgaste do DNOCS enquanto estrutura federativa, mas hoje o Órgão tem protagonismo e precisamos entender que sendo revitalizado, garantimos uma política de eficiência no semiárido. Não podemos olhar para o DNOCS apenas como política de barramento, nem só para perímetros irrigados, pois é muito mais do que isso, é uma ferramenta que temos que priorizar, por isso a parceria e o fortalecimento”, destacou o deputado.

O DNOCS atua há 114 anos no semiárido brasileiro, fortalecendo as comunidades locais, garantindo não só recursos hídricos, mas o desenvolvimento das gerações que sobrevivem aos efeitos climáticos das secas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder