Indicação da Câmara

Danilo Forte entra na disputa por vaga de conselheiro do Tribunal de Contas da União

Por Oceli Lopes - Em 21/03/2025 às 5:08 PM

Deputado federal Danilo Forte é filiado ao partido União Brasil do Ceará. Foto: Divulgação

O deputado federal Danilo Forte (União Brasil/CE) entrou na corrida por uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas da União (TCU) que será aberta em fevereiro de 2026, com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz.

A cadeira, no entanto, foi prometida ao PT – Partido dos Trabalhadores como parte do acordo que levou o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara dos Deputados, sucedendo Arthur Lira (PP/AL).

Mas muitos deputados, principalmente ligados aos partidos do Centrão, passaram a entender que o pacto deixou automaticamente de valer com a nomeação da deputada Gleisi Hoffmann (PT/PR) para a Secretaria de Relações Institucionais. Ela era uma das favoritas para a vaga no TCU.

Também têm interesse no assento do TCU, a ser deixado por Aroldo Cedraz Cedraz, que é uma indicação da Câmara Federal, os deputados Hugo Leal (PSD-RJ) e Soraya Santos (PL-RJ).

Composição

O TCU tem nove ministros titulares. Três são escolhidos pela Câmara, três pelo Senado e três pelo Poder Executivo. Entre os indicados pelo Executivo, porém, dois precisam ser alternadamente membros do corpo de auditores e do Ministério Público junto ao TCU.

Na Câmara, a votação de escolha é secreta e ocorre, em turno único, no plenário.

Com informações da CNN Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder