Vida Além do Trabalho

Deputados protocolam PEC que acaba com a escala de trabalho 6×1

Por Oceli Lopes - Em 26/02/2025 às 1:30 AM

Brasília (df), 25/02//2025 Deputada Federal Erika Hilton (psol Sp), Parlamentares Aliados E Signatários, Juntamente Com Representantes Do Movimento Vida Além Do Trabalho, Durante Coletiva à Imprensa Após Protocolarem A Pec Contra A Escala 6x1 . Fo

Parlamentares signatários da PEC juntamente com o Movimento Vida Além do Trabalho. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 8/25), que acaba com a escala de trabalho 6×1, foi protocolada na Câmara dos Deputados nessa terça-feira (25) por parlamentares da base do governo. O texto, que estabelece jornada de quatro dias por semana e três de descanso, conseguiu o apoio de 171 deputados para começar a tramitar na Casa.

Atualmente, a Constituição estabelece que a jornada deve ser de até 8 horas diárias e até 44 horas semanais, o que viabiliza o trabalho por seis dias com um dia de descanso. Já a PEC prevê duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 36 horas semanais.

A autora da PEC, deputada Erika Hilton (Psol-SP), afirmou que já tem conversado com lideranças partidárias para que o texto seja aprovado. “Queremos saber se a Câmara vai ter interesse político e responsabilidade com a vida dos trabalhadores brasileiros. Que tenhamos condição de fazer esse debate. Algumas conversas com lideranças já ocorreram. Vamos trabalhar duramente em cima dessa proposta”, cobrou a parlamentar.

Mobilização

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou que vai se empenhar para aprovar a proposta. Segundo ele, é preciso mobilizar todos os setores para discutir o tema. “É uma das matérias mais modernas e com grande impacto na economia do Brasil. Não é uma questão partidária, mas diz respeito à vida dos brasileiros. Queremos que este tema unifique a Casa”, defendeu Guimarães.

Próximos passos

A proposta será inicialmente analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, precisará ser votada por uma Comissão Especial e pelo Plenário da Câmara. Se aprovada pelos deputados, a PEC seguirá para análise do Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder