Dinâmica partidária
Eduardo Bismarck oficializa filiação ao PV com aval de Cid Gomes e inicia novo ciclo político
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/04/2026 às 2:56 PM

Ato de apresentação ocorreu no sábado, 25, em Fortaleza. Foto: Douglas Filho/Portal IN
A filiação do deputado federal Eduardo Bismarck ao Partido Verde (PV), oficializada neste sábado (25), em Fortaleza, insere o parlamentar em um novo arranjo dentro da federação partidária PT/PCdoB/PV e reforça a estratégia de reorganização política no Ceará com vistas às eleições de 2026.
O ato reuniu lideranças, aliados e apoiadores, consolidando o movimento como parte de uma articulação mais ampla no campo governista. Entre os presentes, o senador Cid Gomes (PSB) teve papel central ao contextualizar a decisão como resultado de um entendimento político voltado ao fortalecimento das legendas que compõem a federação.
Alinhamento na federação
Ao comentar o movimento, Cid detalhou a construção que levou à filiação de Eduardo Bismarck ao PV, destacando o alinhamento estratégico entre os partidos.
“[…] compreendendo a importância da gente fortalecer os partidos, nós entendemos por bem “ceder o passe”, vamos dizer assim, do Eduardo para que ele possa compor a federação. E acho que a escolha dentro da federação não poderia ter sido melhor, que é o Partido Verde. […] Vamos caminhar juntos para renovar o mandato do Eduardo, que parte de uma grande votação em Aracati, mas se estende por todo o Vale do Jaguaribe, Maciço de Baturité e outras regiões”, relatou.
Base política e capilaridade
O evento evidenciou a base política e familiar que acompanha o parlamentar neste novo momento. Estiveram presentes a esposa, Nádia Bismarck; os pais, Gláucia e Bismarck Maia; e o irmão, o deputado estadual Guilherme Bismarck (PSB).
A agenda reuniu ainda nomes do cenário político estadual, como o secretário do Turismo do Ceará, Gustavo Montenegro; o deputado estadual João Jaime, que também se filiou recentemente ao PV; e a prefeita do Aracati, Roberta de Bismarck (Podemos).
Reposicionamento estratégico
Ao oficializar a filiação, Eduardo Bismarck sintetizou o momento como ponto de partida para uma nova etapa em sua trajetória pública.
“De casa nova. Muito obrigado a todos. Início de um novo momento!”, celebrou.
A movimentação insere o parlamentar em uma nova configuração dentro da federação e reforça o desenho político que começa a se consolidar no Ceará para 2026, com foco na manutenção de espaços e ampliação de bases eleitorais.
Veja a cobertura completa:
Eduardo Bismarck chega ao PV em movimento estratégico da base para 2026
Mais notícias
Indústria da Beleza

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)
























