FÓRUM URBANO MUNDIAL

Élcio Batista aborda desafios da gestão estadual e municipal durante o WUF 11

Por Marcelo - Em 28 de junho de 2022

O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, falou nesta terça-feira (28), sobre o Brasil, o Ceará e Fortaleza, abordando as ações e desafios que existem na gestão estadual e municipal. O momento aconteceu no painel do Diálogo 1, durante o Fórum Urbano Mundial (WUF 11), que é realizado até quinta-feira em Katowice (Polônia), na Sopodek Arena, que tem capacidade para 6 mil pessoas, e teve tradução simultânea para todas as línguas.

Élcio falou sobre Brasil, Ceará e Fortaleza, no Fórum Urbano Mundial              Foto: Divulgação

“Pude falar um pouco sobre como estamos ressignificando tamanha desigualdade vivida em Fortaleza e no Estado do Ceará. Estamos recebendo apoio técnico e financeiro de nações e instituições globais, como GIZ, ONU-Habitat, Fundação Bernard Vaan Leer e a Bloomberg. Estruturei seis pontos que nossa cidade está organizada: as pessoas são o princípio e o fim; planejamento estruturado e de longo prazo: o Fortaleza 2040; ampla participação e engajamento popular no planejamento; ciclo permanente de monitoramento, avaliação e revisão do plano; foco nas prioridades: temos o maior programa de primeira infância de todas as capitais brasileiras, além de transformação institucional, cultural e digital”, explicou Batista.

Ele também participou da mesa da UN-Habitat Global, abordando a plataforma “Our City Plans”, que guia e presta suporte a governos e pessoas do urbanismo a melhor entender as cidades e desenvolver um planejamento inclusivo e integrado. “Dentro desta plataforma os principais pontos são: o planejamento e o design sustentáveis e inclusivos das cidades, desenvolvendo trabalhos normativos, fornecendo assistência técnica na formulação de políticas e estratégias de urbanização. Fortaleza através da Rede para Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDus) vai implementar o uso da plataforma para aprimorar as estratégias de planejamento, que é uma das nossas prioridades”, salientou.

No Pavilhão Alemão, apresentou PIB, IDH e outros temas do Ceará e Fortaleza

Ainda na tarde de hoje, ele esteve na mesa do Pavilhão Alemão, dentro do Fórum Urbano Mundial, para falar sobre o desenvolvimento participativo com a agenda urbana no Brasil e Equador.

“Apresentei um pouco da Região Metropolitana de Fortaleza e do Estado do Ceará, abordando o PIB, IDH, como funciona nossa economia e quais os pilares mais fortes: comércio, turismo, esporte, agricultura, habitação e economia do mar. Estamos cada dia mais conectados com os compromissos da agenda urbana da ONU de 2030. O Iplanfor está trabalhando no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, Inclusivo e Sustentável”, completou Élcio Batista.

Polônia está reunindo gestores públicos, pesquisadores e especialistas em desenvolvimento urbano até a próxima quinta-feira 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection