MAIS OPORTUNIDADES

Elmano diz que cearense compreendeu a importância da energia para o Estado

Por Marcelo - Em 05/05/2023 às 6:21 PM

O governador Elmano de Freitas participou nesta sexta-feira (5), da solenidade de lançamento da pedra fundamental da Usina Termelétrica Portocem que será instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), área alfandegada do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que representa um investimento privado de quase R$ 5 bilhões. Ele destacou que, cada vez mais, os cearenses estão compreendendo a importância do tema energia, para o Estado. E que esse novo empreendimento será de grande importância para a geração de empregos e promover uma melhor distribuição de renda para a população cearense.

Elmano de Freitas destacou a relevância do novo empreendimento

“Temos uma janela na história, dada ao Estado do Ceará, talvez como nunca em todo o seu processo de construção, que é muito salutar, pois apesar das disputas políticas, temos a grandeza de reconhecer a importância da obra de um governador anterior a todos nós, com quem já tivemos divergências, mas foi quem fez esse porto, que é Tasso Jereissati. Assim como aqueles que vieram depois dele e construíram as ampliações: Ciro Gomes, Lúcio Alcântara, Cid Gomes, Camilo Santana e, agora, temos a missão em uma parceria com os investidores de continuar a expandir a estrutura do Porto do Pecém, para as demandas que se colocarem necessárias, como a produção de gás natural”, explica.

Ressaltou que a continuidade de projetos para o desenvolvimento do Ceará, e parcerias com o setor privado, são fundamentais para que o Estado possa continuar a crescer. “Tenho a convicção de que o mundo está sofrendo uma profunda transformação, e esta transformação da produção de mercadorias global, passa pela matriz energética. Aqueles que protagonizarem a mudança da matriz energética para a nossa energia de menor carbono, serão as mercadorias que irão ganhar o mercado no mundo. Portanto, nós no Ceará, e essa é a nossa janela, temos a condição de aproveitarmos a transição energética não apenas para termos exportação de matéria prima, mas para termos no Ceará e no Nordeste, efetivamente, a atração de novas plantas industriais”.

No auditório do Bloco de Utilidades e Serviços do CIPP, salientou que essas empresas participarão de um processo de grande relevância. “Devemos falar de reindustrialização verde, implantada no Nordeste brasileiro. É esse o nosso desafio e quero muito agradecer ao Emilio Vicens e ao Ronan Dias, pela decisão desse empreendimento no Ceará. Estamos falando do segundo maior investimento privado da história do Estado. Quero agradecer pela confiança e pela parceria, para desenvolvermos o Ceará ainda mais, com o Porto do Pecém, a ZPE Ceará, que vai avançar muito. A vinda da Portocem é uma segurança absoluta para o Estado e vamos construir um Hub de gás natural para o Ceará e outros estados”, completa Elmano de Freitas.

Mais autoridades

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, Salmito Filho, disse que não existe comércio, serviço, indústria, turismo, desenvolvimento, sem energia. Por isso, o lançamento da UTE Portocem é fruto de um amplo trabalho de diversos órgãos do Governo do Estado, e da iniciativa privada, que percebeu a oportunidade de investir aqui. “Uma termelétrica que vai ser um Hub de gás natural para o Nordeste, sem nenhum exagero. Ela vai garantir, de imediato, uma segurança energética para todo o parque industrial já presente aqui no Complexo do Pecém; para o processo de transição energética que estamos trabalhando sob a orientação do governador Elmano de Freitas; para a produção de energias renováveis e do Hidrogênio Verde, e também é um equipamento para atração de novas indústrias”, afirma.

Lembrou que uma das principais fontes de energia para um parque industrial é o gás natural, citando o exemplo da atual situação da Alemanha, locomotiva fabril da União Europeia. “Ela comprava o gás da Rússia, que vinha por um grande gasoduto. Em virtude da guerra teve de interromper este recebimento e está comprando um gás muito mais caro, vindo dos Estados Unidos. Portanto, o Ceará se posiciona de forma muito estratégica com esse investimento privado, para atração de outras indústrias. Estamos falando de segurança energética, transição energética, segurança para as cerca de 80 indústrias que já funcionam aqui no Complexo industrial e Portuário do Pecém, além da atração de novas empresas. Tudo isso se resume em mais oportunidades de emprego e renda para a população cearense”, salienta Salmito Filho.

Salmito Filho e Vitor Valim ressaltam a expansão de emprego e renda

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, destacou que a UTE Portocem estará 100% instalada dentro da área do seu município. “Fico muito feliz que a parceria entre o Ceará, Governo Federal e Caucaia esteja propiciando que a Portocem possa investir, nos próximos três anos, quase R$ 5 bilhões. Acho que isso vai trazer cada vez mais desenvolvimento para os nossos munícipes, um ecossistema de indústrias com essa segurança energética, o Hub de gás natural, que está chegando. Não tenho dúvidas de que outras empresas virão, por toda essa ambiência, essa matriz limpa do Hidrogênio Verde, a Transnordestina que está chegando também. Então, tudo propício para cada vez mais vir emprego e renda para o Ceará e o município de Caucaia”.

Além da ferrovia de grande relevância, a parceria que existe entre os portos do Pecém e de Roterdã, darão um forte impulso para o crescimento da região. “Tenho certeza que a UTE, a Transnordestina, as expansões que o Porto do Pecém deverá fazer, cada vez mais deverão gerar muitas oportunidades. E como a vida acontece nos municípios, isso tudo que está sendo feito tem de gerar desenvolvimento nos lares das pessoas, através do emprego e da renda, pois não há crescimento econômico sem geração de empregos”, ressalta Vitor Valim.

Auditório do BUS lotou com a solenidade de lançamento da pedra fundamental da UTE Portocem

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder