Líder no mercado

Elmano visita as instalações da Aeris Energy no Pecém ao lado de Alexandre Negrão

Por Deusdedit Neto - Em 22/08/2023 às 4:07 PM

230822 Gov Visita Aeris Cg0667 E1692728237248

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

Antes da assinatura do Pacto pelo Pecém, realizada nesta terça-feira, 22, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Pecém, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), realizou uma visita às instalações da fábrica da Aeris Energy, instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Na oportunidade, o mandatário foi recebido pelo presidente da empresa, Alexandre Negrão.

A Aeris foi fundada em 2020 e conta com mais de seis mil colaboradores no Estado. A empresa é considerada líder na fabricação de pás para aerogeradores na América Latina, além de ser uma das maiores produtoras desse segmento no mundo. A companhia dispõe de portfólio que inclui grandes empresas multinacionais fabricantes de aerogeradores.

Elmano destacou a importância da empresa para o Estado, especialmente por conta da sua atuação na geração de empregos e transformação do perfil socioeconômico por meio das energias renováveis. “A Aeris é muito importante na grande mudança econômica que o Ceará pode passar. Parabenizo a todos que fazem a Aeris, porque, além da quantidade de empregos, a Companhia dá um sentido para o desenvolvimento que tivemos até aqui. A nossa disposição de parceria é absoluta”, garantiu.

Alexandre, por sua vez, discorreu sobre o potencial de crescimento diante da transformação da matriz energética global. Atualmente, conforme explica, a Aeris tem 85% do mercado brasileiro, “praticamente” todo o mercado da América Latina e 25% de todas as Américas. “Hoje, o mundo está instalando cerca de 100 gigas de energia eólica. E nós, com quatro gigas, estamos com 4% do mercado. Em nossas projeções, acreditamos que esse número vai subir para aproximadamente 200 gigas até 2030. Para manter esse número, precisamos dobrar de tamanho, sem contar com offshore e hidrogênio verde. Nós acreditamos no potencial do hidrogênio verde”, disse.

Por meio da divisão Aeris Service, a empresa também presta serviços de manutenção e reparo para todos os modelos de pás e torres eólicas no Brasil e nos Estados Unidos.

Com informações do Governo do Ceará

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder