Boas práticas jurídicas
Fórum do Ministério Público em Fortaleza reúne Teodoro Santos, Paulo Gonet e Andrei Rodrigues
Por Julia Fernandes Fraga - Em 15/10/2025 às 10:45 AM

Ministro Teodoro Santos, PGR Paulo Gonet e o delegado-geral da PF Andrei Rodrigues estão entre os convidados. Foto: Montagem/STJ/MPF/GovBR
Tem início na noite desta quarta-feira (15), no Theatro José Alencar, em Fortaleza, o Fórum Brasileiro de Boas Práticas do Ministério Público, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).
O evento, que prossegue até sexta-feira (17), reúne autoridades, membros do Ministério Público, especialistas e representantes da sociedade civil para debater o tema “O Ministério Público e os desafios no combate à criminalidade, na proteção das vítimas e no enfrentamento às emergências climáticas”.

O Fórum conta com o apoio de várias instituições
O encontro é considerado um marco para o fortalecimento institucional do Ministério Público, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de práticas bem-sucedidas. Em um contexto de crescente complexidade social, o Fórum destaca a importância da resolutividade, da cooperação interinstitucional e da adoção de soluções inovadoras para garantir justiça, equidade e proteção aos direitos fundamentais.
A ACMP reforça que a iniciativa consolida o papel do Ministério Público como agente essencial à justiça e à transformação social, ao reunir diferentes atores comprometidos com o aprimoramento das instituições e a defesa da cidadania.
Destaques da programação
As atividades técnicas ocorrem na Universidade de Fortaleza (Unifor), com palestras e mesas-redondas em auditórios do bloco da Pós-graduação.
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, é um dos principais nomes do Fórum e terá papel de destaque ao presidir duas sessões no dia 17:
> a palestra do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Augusto Passos Rodrigues;
> e a mesa redonda sobre “Novas Estratégias de Combate à Criminalidade Organizada”, com a participação de André de Albuquerque Garcia (Secretário Nacional de Políticas Penais), Adriano Saraiva (Promotor de Justiça do MPCE) e João Paulo Shoucair (Promotor de Justiça do MPBA e Conselheiro do CNJ).
O encerramento está previsto para a tarde de sexta-feira, com palestra do procurador-geral da República (PGR), Paulo Gustavo Gonet Branco, presidida por Tarcísio Bonfim, presidente da CONAMP.
Em seguida, será lida a Carta de Fortaleza e feitas as homenagens. A programação termina com um coquetel de confraternização no Iate Clube de Fortaleza.
Serviço
Fórum Brasileiro de Boas Práticas do Ministério Público – “O MP e os desafios no combate à criminalidade, na proteção das vítimas e no enfrentamento às emergências climáticas”
Data: 15 a 17 de outubro
Locais: Abertura – Theatro José de Alencar;
Atividades técnicas – Bloco de Pós-graduação da Unifor
Mais informações, acesse: conteudo.conamp.org.br/forumbrasileiro
Mais notícias
escala 6x1




























