Quadra chuvosa

Funceme aponta chuvas acima da média no Ceará

Por anamaria - Em 16/12/2022 às 3:25 PM

O presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, revelou, na manhã desta sexta-feira (16), o prognóstico para o período de chuvas para os primeiros meses de 2023, que devem ficar acima da média histórica no período que corresponde de janeiro a março. A informação foi divulgada durante evento da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Presidente Da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Foto Funceme

Presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Foto:  Funceme

De acordo com Martins, o interior do Estado deve concentrar a maior parte das precipitações no primeiro trimestre. Já no litoral, o acumulado de chuvas pode ficar em torno da média. “O cenário apresenta condições favoráveis, mas as tendências podem mudar”, disse.

Martins reforçou, ainda, que o órgão tem a missão institucional de informar os prognósticos para embasar tomadas de decisão pelo setor agrícola. Em 2022, segundo ele, o acumulado de chuvas ficou dentro da normalidade, tendo sido um ano razoável em termos de precipitações. “Temos áreas que ficaram abaixo da média e podem ter prejudicado o setor agrícola”, observou.

Outro estudo, elaborado por Luiz Carlos Baldicero Molion, pós-doutor em hidrologia de florestas e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prevê que entre janeiro e março, o acumulado de chuvas no Ceará atingirá até 710 milímetros, o que seria 10% acima da média. “Nesses próximos anos, a frequência de anos bons vai aumentar”, ressalta.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder