JUDICIÁRIO

Gilmar Mendes critica Eduardo Bolsonaro: “Fugiu do país para atacar a democracia”

Por Redação - Em 01/08/2025 às 12:02 PM

Gilmar Mendes Foto Gustavo Moreno Stf

Gilmar Mendes reforçou que a Corte seguirá firme diante de ofensivas externas e internas. FOTO: Gustavo Moreno/ STF

Na reabertura dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (1º), o ministro Gilmar Mendes fez um duro pronunciamento contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusando-o de abandonar o país para propagar ataques ao Judiciário brasileiro.

Sem citar diretamente os Estados Unidos, onde o parlamentar tem feito declarações públicas, Gilmar apontou uma ação orquestrada contra a Corte. “Assistimos a uma escalada de agressões, que não atinge apenas ministros, mas a própria soberania nacional”, afirmou o decano.

Em tom crítico, o ministro destacou que os ataques vêm de “radicais inconformados com a derrota eleitoral”, classificando as ações como sabotagem ao povo brasileiro. Segundo ele, há um “servilismo inaceitável” de quem colabora com pressões externas contra as instituições nacionais.

O pronunciamento ocorre em meio às reações do STF às sanções dos EUA contra o ministro Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes reforçou que a Corte seguirá firme diante de ofensivas externas e internas. “É um verdadeiro ato de lesa-pátria quando se abandona o país para atacar sua democracia”, concluiu.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder