Independência institucional

Gilmar Mendes defende Moraes e reprova ingerência americana

Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/08/2025 às 11:39 AM

Ministro do STF, Gilmar Mendes, falou sobre sanções dos EUA e julgamento de Bolsonaro. Foto: Arquivo Portal IN/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, reiterou nesta quarta-feira (27), no Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro, apoio ao colega Alexandre de Moraes, quando questionado sobre o reforço do policiamento na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

“Eu apoio o ministro Alexandre [de Moraes] de maneira inquestionável. Eu acho que o Brasil deve muito ao ministro Alexandre. Se nós estamos aqui hoje num ambiente democrático, devemos muito a ele. E eu sei que a história vai fazer justiça a ele”, afirmou. 

Gilmar Mendes também criticou as tentativas de pressão dos Estados Unidos sobre o STF, classificando-as como “de todo impróprias”. Segundo ele, negociações comerciais são legítimas, mas não devem envolver a independência do Judiciário. “É como se a gente exigisse, por exemplo, nas negociações, os nomes do chamado Epstein Files nos EUA. Não faz sentido algum.”, alegou.

Sobre as propostas existentes no Congresso Nacional para restringir o foro privilegiado e submeter ações contra parlamentares à autorização prévia do Legislativo, o ministro reconheceu “episódios lamentáveis de uso e abuso do foro” no país, mas defendeu cautela. “É preciso juízo ao propor mudanças nesses tópicos”, concluiu.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder