METODOLOGIA GIP

Governo do Ceará capacita servidores na área de gestão de recursos públicos

Por Marcelo - Em 30/01/2024 às 11:51 AM

Otimizar a gestão dos recursos públicos e garantir que os mesmos sejam aplicados em ações que realmente contribuam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, são os principais objetivos do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), na implantação da metodologia Gestão de Investimento Público (GIP) e do Sistema de Gestão de Investimentos. A fase de capacitação técnica dos servidores teve início nesta segunda-feira (29), com o curso ‘Elaboração de projetos de investimento com foco na metodologia GIP’, conduzida pela Coordenadoria de Gestão Financeira e de Projetos (Cofip), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), e segue até a próxima sexta-feira.

Equipes da Seplag atuam na melhoria constante do seu trabalho

“Vivemos uma fase em que, cada vez mais, temos recursos limitados para demandas ilimitadas. Assim, precisamos ter os processos bem estruturados para que possamos escolher os melhores investimentos. Com o curso iniciado nesta segunda-feira e a capacitação programada para a segunda metade de fevereiro, a ideia é que os servidores das áreas finalísticas dos órgãos/entidades do Governo do Ceará se apropriem da metodologia GIP e consigam fornecer para o governador e para o Estado uma carteira de projetos viáveis e realmente estratégicos para o Ceará”, destaca a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, que participou da abertura do evento, ao lado da coordenadora de Educação em Gestão Pública da EGPCE, Amilca Rodrigues.

O curso ‘Elaboração de projetos de investimento com foco na metodologia GIP’ está sendo ministrado pelo professor Luís Renato Latgé. Segundo ele, ao longo da semana, serão abordados detalhes da metodologia, da elaboração de projetos e exemplos de planos setoriais. Representantes de 22 órgãos/entidades do Governo do Ceará estão participando do curso: Casa Civil, CGE, Ipece, SAP, SCidades, SDA, SDE, Secitece, Secult, Seduc, Sefaz, Seinfra, Sema, Seplag, Sesa, Sesporte, Setur, Sohidra, SOP, SPS, SRH e SSPDS. Os mesmos órgãos/entidades também participarão, de 19 a 23 de fevereiro, do curso ‘Análise de viabilidade econômica e financeira de projetos’, que também ocorrerá na EGPCE.

Mais notícias

Ver tudo de IN News