HUB AÉREO

Governo do Ceará e Fraport debatem a ampliação de voos no Fortaleza Airport

Por Marcelo - Em 24/01/2023 às 8:37 PM

O Ceará possui uma posição geográfica estratégica no mapa do Brasil, especialmente para questões de logística aérea, uma vez que está situado a cerca de sete horas de voo direto, de grandes e importantes emissores globais de turistas, como é o caso dos Estados Unidos e da Europa. Tanto que muitas empresas aéreas estrangeiras usam o Fortaleza Airport como porta de entrada no País. E esse foi o tema central da reunião presidida pelo governador Elmano de Freitas, nesta terça-feira (24), no Palácio da Abolição.

“Para ampliar a quantidade de vôos nacionais e internacionais no Aeroporto de Fortaleza, consolidando o nosso Hub Aéreo, estive reunido, nesta terça, com a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal; o diretor de Novos Negócios da empresa, Leonardo Gonçalves Carnielle, e com as secretárias de Assuntos Internacionais, Roseane Medeiros, e do Turismo, Yrwana Albuquerque. Agradeço a todos pela cooperação para fazermos o Ceará crescer cada vez mais”, destacou Elmano de Freitas.

Leonardo Carnielle, Roseane Medeiros, Andreea Pal, Elmano de Freitas e Yrwana Albuquerque                             Foto: Divulgação

A localização do aeroporto da capital cearense é tão relevante que, antes da pandemia de Covid-19, já estava operando 48 voos internacionais semanais, por empresas como Air France, KLM, TAP, Air Europa, além das nacionais Gol e Latam, conectando Fortaleza com importantes cidades mundiais como Orlando, Miami, Lisboa, Paris, Madri e Amsterdã. E destas para quaisquer outros destinos do mundo.

Vale lembrar que com apenas um ano de operações em Fortaleza, em maio de 2019, o diretor Jean-Marc Pouchol, do Grupo Air France-KLM, que instalou aqui o seu Hub Nordeste em parceria com a Gol, para distribuir turistas europeus especialmente para as regiões Norte e Nordeste, comemorava as taxas de ocupação acima de 90% das aeronaves das duas cmpanhias, que operavam sete voos por semana sendo três entre Fortaleza e Paris, e quatro entre Fortaleza e Amsterdã. Um sucesso que, infelizmente, foi abatido em pleno voo pela pandemia, mas que aos poucos vem se recuperando.

Agricultura familiar

Com o objetivo de levar ainda mais incentivo para agricultores e agricultoras familiares do Ceará, o chefe do Executivo estadual lançou hoje, em Baturité, a 36ª edição do projeto Hora de Plantar, que garante incentivos a cerca de 152 mil produtores rurais de 182 municípios cearenses, fortalecendo a geração de renda e a segurança alimentar.

“Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, o projeto recebe, neste ano, investimento de R$ 25 milhões, com distribuição de mudas e sementes para o homem e a mulher do campo. Muito obrigado pelo carinho do povo da região do Maciço de Baturité e que tenhamos uma excelente safra”, destacou Elmano de Freitas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder