TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Governo do Ceará e Huawei assinam acordo para promover capacitação em TIC

Por Marcelo - Em 26/05/2023 às 4:46 PM

O Governo do Ceará e a Huawei, multinacional da área de infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes assinaram, esta semana, um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) para o desenvolvimento conjunto de ações de capacitação em TIC nas escolas e universidades existentes no Estado. Assinaram a carta de intenção o presidente da Huawei Brasil, Sun Baocheng, e o governador do Estado, Elmano de Freitas.

Sun Baocheng e Elmano de Freitas mostram o documento assinado

Os objetivos são fomentar o treinamento de jovens em diferentes áreas profissionais e oferecer oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “A Huawei é líder global em soluções de TIC e busca expandir sua atuação no Brasil com iniciativas que fomentem o desenvolvimento de talentos no setor, fundamental para que o País alcance todo o potencial que a transformação digital da economia oferece”, afirma Sun Baocheng.

“O Ceará tem como uma de suas prioridades a garantia da educação de qualidade, convicto de que esse é o caminho necessário para a geração de oportunidades para a juventude e para a população em geral. Além de requisito para o desenvolvimento sustentável do Ceará nos campos econômicos e social”, destaca Elmano de Freitas. “Por sua localização geográfica e por possuir boa infraestrutura, dispõe de condições para sediar empreendimentos vinculados à área de Tecnologia da Informação e da Comunicação”, explica.

A Huawei colocará à disposição a sua plataforma online ICT Academy, com cursos em diversas áreas como inteligência artificial, cloud computing, fiber to the room (FTTR), cibersegurança, entre outros, e oferecerá suporte para a qualificação de professores e pesquisadores das instituições elencadas pelo Estado. “Queremos facilitar a jornada de aprendizado e promover a multiplicação de iniciativas de ensino”, revela Baocheng.

O Estado do Ceará levará a iniciativa a toda rede estadual de educação, além do Instituto Centro de Educação Tecnológica (Centec), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Estadual do Cariri (Urca), Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e a pesquisadores da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O MoU, que terá duração de cinco anos, considera iniciativas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e compromissos dos países em promover educação e capacitação para a transformação digital.

Mais notícias

Ver tudo de IN News