MENOS DE 24 HORAS

Governo do Ceará garante o início da vacinação em todos os 184 municípios

Por Marcelo - Em 19 de janeiro de 2021

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, concluiu nesta terça-feira (19) o repasse de doses a todos os 184 municípios cearenses, para a imunização de parte do grupo prioritário, de forma proporcional. Isso, menos de 24 horas após a chegada das 218 mil doses da vacina CoronaVac em Fortaleza.

Diversas equipes da Polícia Militar atuaram na escolta e segurança das vacinas desde o desembarque no Aeroporto de Fortaleza até a chegada aos mais variados destinos selecionados por meio de rotas pré-determinadas e estabelecidas pela Sesa. Com isso, campanha de vacinação contra a Covid-19 no Ceará já é uma realidade.

Prefeito Ivo Gomes acompanhou o início da campanha de imunização iniciada em Sobral, no Norte do Ceará     Foto: Divulgação

Os envios seguiram um elaborado plano de logística do Governo do Ceará, com lotes distribuídos nas 21 cidades polo – Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Baturité, Itapipoca, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Sobral, Tianguá, Acaraú, Camocim, Crateús, Tauá, Quixadá, Canindé, Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Iguatu e Icó -, que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde, de onde o material foi repassado aos demais municípios de todo o Estado.

“Deu tudo certo com a distribuição de vacinas contra Covid-19 no Ceará. Toda a logística planejada aconteceu nessas últimas 24 horas, e com isso todos os 184 municípios cearenses já iniciaram a sua vacinação. Mas é importante que continuemos com os cuidados de prevenção, o uso da máscara, o distanciamento e o isolamento social”, disse o secretário de Saúde, Dr. Cabeto.

Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, cerca de 34% dos profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia, idosos institucionalizados, além de povos indígenas serão os primeiros vacinados. O restante do público-alvo da Fase 1 do Plano de Imunização receberá a vacina de acordo com a chegada de outros lotes, que deve ocorrer nas próximas semanas.

Vacinação no Crato, no Sul do Estado, também está em ritmo acelerado

A vacina utilizada neste momento, a CoronaVac, necessita de duas doses para garantir uma melhor defesa do corpo contra o coronavírus, com a segunda dose a ser aplicada 28 dias após a primeira. Então, com a primeira remessa de imunizantes, o Ceará vai vacinar 109 mil pessoas. E para continuar com a campanha de vacinação, o governador Camilo Santana espera receber novos lotes o quanto antes.

“Já há um cronograma e uma expectativa de receber mais doses ainda nessa semana do Ministério da Saúde. Vamos continuar essa luta para que a gente possa ter, o mais rápido possível, o maior número de vacinas necessárias para imunizar a população cearense”, afirmou Camilo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection