OBRAS IMPORTANTES

Guilherme Bismarck quer unir lideranças de Aracati para a construção de rotatória e duplicação do acesso a Canoa Quebrada

Por Marcelo - Última Atualização 3 de junho de 2022

Sempre pensando em melhorar a segurança da população de Aracati, assim como dos milhares de turistas que visitam todos os meses as principais praias daquela área do Litoral Leste do Ceará, o pré-candidato do PDT a deputado estadual Guilherme Bismarck, destacou que junto com seu pai, o prefeito Bismarck Maia, e seu irmão, o deputado federal Eduardo Bismarck, pretende trabalhar para a construção de uma rotatória na BR-304, no acesso a Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba. E um projeto ainda mais audacioso: a duplicação do trecho entre a BR e Canoa Quebrada.

Guilherme Bismarck mostra o perigo para quem vai a Canoa Quebrada             Foto: Divulgação

Como o fluxo de veículos, inclusive caminhões e ônibus, naquela rodovia federal que liga o Ceará ao Rio Grande do Norte, esta é uma obra há muito tempo solicitada pela população de Aracati. “Canoa Quebrada praticamente ‘batiza’ o turismo de praia fora de Fortaleza, pois nasceu nos anos 60 e é nosso primeiro grande destino internacional do Ceará, absolutamente consolidado e que até hoje ocupa o terceiro ou quarto lugar de destino turístico do Estado, ficando atrás apenas de Fortaleza, Cumbuco e o Porto das Dunas (Beach Park)”, disse.

Ele lembrou que a BR-304, além de ser pista simples, não tem um acesso adequado para o fluxo intenso de veículos na região e que, atualmente, pelo Plano Diretor de Aracati, aquele entroncamento é considerado zona urbana, com muitos ônibus de linha que levam pessoas que moram em Aracati e trabalham em Canoa, e vice-versa; ônibus escolares; centenas de bicicletas; motos e veículos. Por isso, inúmeros acidentes, inclusive fatais já ocorreram ali. Além disso, fica próximo a Mossoró, com mais de 300 mil habitantes, com muito mais ligação de seus moradores para Fortaleza, do que para Natal, tanto por conectividade aeroportuária, negócios ou lazer. E muitos turistas do litoral de Aracati também vêm de Mossoró.

Duplicar

“Depois do acesso, pela futura rotatória, vem a duplicação do trecho, pois pela quantidade ônibus e vans com grupos de viagens de todo o Vale do Jaguaribe que se ligam a Canoa Quebrada, existe um fluxo muito alto de veículos, sendo necessária a duplicação. Inclusive, a praia mais próxima de Juazeiro do Norte, é Majorlândia, e muitos empresários ou pessoas de Juazeiro, têm casas de veraneio nessa praia, e é o mesmo acesso e se faz necessária a duplicação até Canoa. Mas essa obra tem algumas dificuldades, pois temos uma BR, de responsabilidade do Governo Federal, entroncando com uma CE, que é uma rodovia estadual. Então, mesmo que o Governo do Ceará queira realizar a obra por completo, precisará da anuência do Dnit, que tem inúmeras exigências de estudos, levantamento topográfico, licenças”, destacou Guilherme.

Fluxo intenso de veículos na BR-304 coloca em risco quem quer ir para Canoa

Ressaltou que, felizmente, o Vale do Jaguaribe tem, hoje, um deputado federal em Brasília, Eduardo Bismarck, para ajudar a cobrar essas obras tão importantes para os aracatienses, que já passou da hora de ser executada, que vem se arrastando há anos. “O pai dessa obra não é nenhum de nós, mas sim a população de Aracati que precisa desta melhoria, pois passa todos os dias por ali. E o prefeito Bismarck Maia vai inaugurar nas próximas a estrada toda em asfalto, a estrada que liga Quixaba, por trás das dunas, até a última praia de Aracati, que é Fontainha, passando por Lagoa do Mato, Retirinho. Será uma ligação de oito quilômetros pelas nossas praias. Hoje, se uma pessoa está em Quixaba e quer ir para Retirinho, tem de volta para a BR-304 e rodar 28 quilômetros, ou seja, mais que o triplo da distância. Então será um acesso à beira mar, que de vai impulsionar ainda mais o turismo na região”, afirmou o pré-candidato.

E, junto com o prefeito Bismarck e o deputado federal Eduardo Bismarck, se eleito ele quer trabalhar para que a rotatória de acesso e a duplicação até Canoa sejam executadas, pois existem obras que são pequenas demais para gerar interesse federal, grandes demais para a capacidade financeira de um município, mas de tamanho adequado para o Estado, que tem feito investimentos na região. “Mas a rotatória e a duplicação são muito importantes, pois 70% do movimento bancário de Aracati vem de Canoa Quebrada. E olha que temos Banco do Nordeste, Caixa, Santander, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi e outras operadoras financeiras, mostrando a importância econômica de Canoa. O prefeito Bismarck fez muitos investimentos em Canoa como a revitalização do Broadway, nova praça, pavimentação de ruas, e agora teremos um novo acesso de Aracati a Canoa, partindo da localidade de Beirada (cujo trecho da sede à localidade foi asfaltado pela Prefeitura de Aracati, quando Guilherme era o chefe da Casa Civil), à beira mar, até Canoa, cuja ordem de serviço já foi assinada pela governadora Izolda Cela e será realizada pelo Governo do Ceará, e vai desafogar um pouco o tráfego que passa pela BR. Inclusive, quando fiz umas fotos no trecho entre a BR-304 e Canoa, muita pessoas me abordaram perguntando se a obra iria começar, e até nas minhas redes sociais houve questionamentos, e expliquei que é uma ideia e um projeto que quero levar comigo no meu possível mandato”, completou Guilherme Bismarck.

Duplicação do acesso a Canoa Quebrada é uma demanda antiga dos moradores de Aracati, segundo Guilherme Bismarck

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection