
40 anos de democracia
“Hoje é dia de homenagear todos que lutaram pela redemocratização do Brasil’, diz Lula
Por Oceli Lopes - Em 15/03/2025 às 7:54 PM

Presidente Luiz Lula da Silva. Foto: Agência Brasil
“Nestes 40 anos de democracia, apesar de momentos muito difíceis, demos passos importantes para a construção do país que sonhamos. Um país democrático, livre e soberano“, disse Lula em suas redes sociais, neste sábado, 15, data que marca os 40 anos do início da redemocratização no Brasil, depois de 21 anos de ditadura militar.
“Mais que a posse de um presidente da República, 15 de março de 1985 será lembrado como o dia em que o Brasil marcou o reencontro com a democracia. O presidente José Sarney governou sob a constante ameaça dos saudosos da ditadura, mas com extraordinária habilidade e compromisso político criou as condições para que escrevêssemos a Constituição Cidadã de 1988, e mudássemos a história do Brasil”, lembrou Lula.
José Sarney assumiu de forma interina a Presidência da República após o presidente eleito, Tancredo Neves, ter sido hospitalizado com diverticulite. Após um mês, com o falecimento de Neves, Sarney foi empossado oficialmente. Desde então, 1985, o País vive atualmente o maior período democrático, sem rupturas, desde a proclamação da República, em 1889.
“É preciso mostrar às novas gerações o que foi e o que seria viver novamente sob uma ditadura, e ter todos os direitos negados, inclusive o direito à vida. Hoje é dia de lembrar e homenagear todos os brasileiros e brasileiras que lutaram pela redemocratização do Brasil. Hoje – e todo dia – é dia de celebrarmos a democracia“, concluiu o presidente Lula.
Com informações do Gov.Br.
Mais notícias


SUPERANDO EXPECTATIVAS
