INCLUSÃO CIDADÃ

Íris promove encontro visando discutir a inovação jurídica dentro do setor público

Por Marcelo - Em 21 de junho de 2022

O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará promove no próximo dia 26 de julho, das 8 às 12 horas, no Auditório do Palácio da Abolição, o ‘Encontro de Inovação Jurídica no Setor Público’. O evento será exclusivamente presencial e visa debater a inovação no Direito, como forma de transformá-lo em uma ferramenta de inclusão das pessoas.

Juiz federal Marco Bruno, do TRF-5, será um dos palestrantes do evento         Foto: Divulgação

Durante o evento serão discutidos temas como: inovação na jurisdição e no serviço judiciário, contratação de inovação e marco legal das startups. Voltada para profissionais e estudantes de Direito, servidores públicos e entusiastas da inovação jurídica, o evento conta com palestras do juiz federal auxiliar da Presidência do TRF-5, Marco Bruno Miranda, e do procurador do Estado de São Paulo, Rafael Fassio. Além disso, a programação também marca dois anos da área de Inovação Jurídica, trazendo números de impacto desse período e casos realizados com parceiros do Laboratório.

As experiências compartilhadas pelo Íris com os tantos parceiros serão apresentadas, dividindo com os participantes expertises de Inovação Jurídica no setor público, como a simplificação de editais públicos com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial e de documentos jurídicos. Os exemplos serão apresentados durante os painéis: “Acordos de Cooperação em Direito Visual: experiências e aprendizados” e “Comunicação Jurídica Cidadã: como o Direito pode aproximar o Estado da população”.

“O jurídico, historicamente, é uma área tradicional e resistente a mudanças. Por isso, precisamos de eventos como este. O Estado pode e deve ter o Direito como um instrumento de inclusão e de democracia, transformando os serviços jurídicos para que sejam centrados no ser humano. Devemos ser agentes dessa mudança e inspirar a inovação no mundo do Direito, a partir de casos de sucesso no setor público ”, destaca Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do Íris.

O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, junto com o juiz federal Marco Bruno, participará do painel sobre Cooperação em Direito Visual. O evento é realizado pelo ÍRIS em parceria com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor); Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE); Justiça Federal do Ceará (JFCE); Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP); Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE-CE), e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection