REUNIÃO NA CDL

Izolda Cela destaca melhorias na política fiscal e na segurança pública do Centro

Por Marcelo - Em 24 de maio de 2022

A governadora Izolda Cela participou de uma reunião com a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, presidida pelo empresário Assis Cavalcante, demonstrando posicionamentos firmes, que trazem benefícios para o comércio varejista da capital cearense, e ouvindo as demandas do setor. Foi enfática na apresentação de suas políticas públicas, especialmente por meio da Secretaria da Fazenda, que concedeu a redução das alíquotas de ICMS, através de substituição tributária, para 6%, pois antes era de 18%, atendendo a uma solicitação realizada pela entidade varejista.

Assis Cavalcante, Izolda Cela e Freitas Cordeiro, antes da reunião                         Foto: Portal IN

Ela salientou o reforço de segurança realizado na região central da cidade, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e da Polícia Militar. Com isso é garantida a tranquilidade, tanto dos colaboradores das lojas instaladas naquela região quanto dos clientes que estão indo às compras.

Sobre a limitação em 17% do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e outros serviços, destacou que as equipes da Sefaz e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) estão acompanhando os desdobramentos com atenção, mas lembrou que de todos os impostos arrecadados no País, 70% ficam com o Governo Federal e 30% vêm para estados e municípios.

“E são os estados e municípios os responsáveis pelos setores que atendem diretamente às demandas da população, como saúde, educação, segurança, infraestrutura necessária para um estado melhor, mais forte, mais atrativo, estradas, atividades voltadas para a capacitação das pessoas e empreendedorismo. É nisso que os impostos se transformam, então, qualquer medida que venha para afetar esta área, precisa ser feita com muita responsabilidade, de maneira que o Governo Federal entre com aquilo que lhe cabe”, explicou Izolda.

E lembrou que os estados estão se articulando para que não haja prejuízos para a população. “O coordenador do Fórum de Governadores é o Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, que assumiu o compromisso de buscar mais uma rodada de negociação com o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e outros protagonistas, para buscar uma negociação que seja sustentável, para não desequilibrar as contas de estados e municípios”, destacou.

Chagas Vieira e Maia Júnior acompanharam a reunião com os dirigentes lojistas

Salientou, ainda, que existem muitos desafios, mas está preocupada em realizar os compromissos assumidos e está atenta à questão de áreas da Serra da Ibiapaba que estão sendo reivindicadas pelo Piauí, tanto que esteve em Brasília na semana passada, conversando com a ministra Cármen Lúcia, do STF, que é a relatora do processo. A governadora esteve na CDL acompanhada dos secretários Chagas Vieira (Casa Civil), Maia Júnior (Sedet), Fernanda Pacobahyba (Sefaz) e Sandro Caron (SSPDS).

“Essa discussão ainda está num estágio inicial e não tem ainda um laudo oficial, apenas um preliminar, que nos deixa um pouco apreensivos, colocando como uma situação já adiantada. Tudo o que pudermos fazer de movimentação pacífica, mas determinada, para defender o direito do Ceará, dos cearenses e principalmente da população da Serra da Ibiapaba será feito e a PGE está acompanhando toda a situação. Lá é uma região importante para o turismo do Ceará, forte na produção agroindustrial, de energias renováveis e os investimentos que o Governo do Ceará realizou naquela área”, completou Izolda Cela. O presidente da FCDL, Freitas Cordeiro, sugeriu a realização de uma consulta popular com relação à disputa de áreas da Serra da Ibiapaba com o Piauí.

Satisfeito

O presidente da CDL de Fortaleza se mostrou satisfeito com as informações repassadas pela governadora e ressaltou que o Centro de Fortaleza é a maior área comercial do Ceará, que precisa ter uma segurança efetiva. “Pelas estatísticas apresentadas, percebemos que houve uma queda em torno de 40% nos furtos e roubos ocorridos ali, o que dá uma segurança muito grande para nós que fazemos o varejo no Centro. A população pode ir para lá, pois estamos seguros”, afirmou.

Encontro com a governadora lotou a sala de reuniões da CDL de Fortaleza

E completou lembrando o excelente trabalho que tem sido feito pelos secretários estadual e municipal do turismo – Arialdo Pinho e Alexandre Pereira. “Temos uma população que recebe muito bem, um trade turístico competente. Então, não esperamos mais as vendas de dezembro, considerando que o 13º salário é dividido, com parte sendo paga no meio do ano. Esperamos mesmo é a melhor quadra, que é maio com o Dia das Mães, junho com o dos Namorados, julho com as férias e agosto com o Dia dos Pais. Levando em consideração que o Ceará tem sido, muitas vezes, o primeiro ou segundo lugar de preferência para os turistas no período das férias, por isso o turismo é um fator relevante para nós que fazemos o varejo”, asseverou Assis Cavalcante.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection