
MODERNIZAÇÃO PÚBLICA
Laboratório de Inovação do TJCE figura na final do 5º Prêmio Conexão Inova
Por Marcelo Cabral - Em 19/02/2025 às 6:24 PM
O Laboratório de Inovação (LabLuz) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) marca presença no cenário de inovação pública ao figurar entre os finalistas do 5º Prêmio Conexão Inova, uma das mais relevantes premiações do setor no Brasil. O reconhecimento celebra iniciativas transformadoras que promovem eficiência, acessibilidade e modernização na gestão pública.

LabLuz do TJCE concorre com o projeto ‘Redução da população carcerária’, na final em Belo Horizonte Foto: Alex Costa
A cerimônia de entrega da premiação será realizada durante a terceira edição do evento Convergência, que acontecerá entre os dias 2 e 4 de junho, na cidade de Belo Horizonte. Na oportunidades estarão reunidos, em Minas Gerais, especialistas, gestores e autoridades que impulsionam a inovação no setor público.
Com um processo rigoroso de avaliação, a premiação analisou 768 iniciativas, implementadas a uma triagem criteriosa conduzida por 162 avaliadores. Apenas 141 projetos avançaram à fase final, distribuídos em 20 categorias. O LabLuz, referência em metodologias inovadoras no Poder Judiciário, se destaca entre os cinco finalistas da categoria ‘Linguagem Simples’, dentro da Área 2 – ‘Ciências, Metodologias, Métodos e Técnicas Aplicadas à Inovação Pública’, com o projeto ‘Redução da população carcerária’.
Jornada contínua
“Ser finalista deste prêmio é um lembrete de que a inovação não é um destino, mas uma jornada contínua. Estamos honrados em contribuir para um Judiciário mais humano e eficaz”, destaca Welkey Costa do Carmo, coordenador do LabLuz. Entre os concorrentes na mesma categoria, figuram iniciativas de peso, como:
* Cartilha de Letramento em Direitos Humanos, da Justiça Federal da 4ª Região;
* Cartilha de Proteção de Dados, da Defensoria Pública do Estado do Acre;
* Editais para todos: Simplificando o acesso aos direitos, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e * Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
* Edital Mulheres Rurais – Projeto São José, do ÍRIS – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.
O destaque do LabLuz na competição reafirma o compromisso do Tribunal de Justiça do Ceará em promover soluções inovadoras, acessíveis e socialmente impactantes. Ao adotar métodos de linguagem simples e diretas, o projeto contribui para uma Justiça mais inclusiva, garantindo que informações cruciais sejam obtidas por todos os cidadãos.
Com o reconhecimento, o TJCE se posiciona como um dos expoentes nacionais na aplicação de práticas inovadoras dentro do setor público, demonstrando que a modernização do Judiciário é um pilar essencial para a construção de um sistema mais eficiente, humanizado e acessível. Para ver o anúncio dos finalistas do prêmio é só acessar o link: https://www.youtube.com/live/zsrGWKonS4E?t=4039s.
Mais notícias


Câmara Federal
