Fortaleza pioneira

Mais de dois milhões de passagens gratuitas foram concedidas desde a implantação do passe livre estudantil

Por Deusdedit Neto - Em 12/12/2023 às 3:21 PM

Novo Projeto (10)

Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo nas redes sociais realizada nesta terça-feira, 12, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), apresentou números animadores sobre o passe livre estudantil, implantado no dia 13 de novembro. Do dia da implantação esta segunda-feira, 11, mais de dois milhões de passagens gratuitas foram concedidas aos estudantes.

“Ultrapassamos a marca de dois milhões de passagens concedidas através do passe livre estudantil. Nós celebramos esse número porque é uma conquista histórica, uma política que visa à inclusão, incentivo à educação, previne a evasão escolar e contribui para a renda das famílias cearenses. Nós concedemos essas duas passagens sem exceção e sem retirar nenhum direito”, comemorou Sarto.

Desde que entrou em operação, foi registrada uma média de 70 mil estudantes por dia útil utilizando o passe livre. Do dia 13 até a última terça-feira, 11, foram concedidas, ao todo, 2.058.676 passagens gratuitas. Em novembro, foram 1.384.683 passagens, e em dezembro, 673.993, número que tende a ficar reduzido devido ao início das férias escolares.

Neste ano, foram confeccionadas 282.063 carteirinhas de estudante, único documento necessário para utilização do benefício da gratuidade. Com ele, qualquer estudante da rede pública ou privada pode ter direito a duas passagens gratuitas por dia útil. Além das duas passagens, a tarifa estudantil, que equivale a um terço da passagem inteira, está mantida para as demais viagens.

O prefeito destacou o impacto do benefício na economia das famílias, que deixam de assumir o custo das passagens, especialmente considerando um domicílio com dois ou três estudantes que utilizam o passe livre.

Fortaleza é pioneira entre as capitais do país, ofertando o passe livre estudantil sem restrição de rede de ensino, nível escolar, sem critérios socioeconômicos ou outros fatores limitantes de público beneficiado, ou seja, de maneira universal para todos os estudantes. As duas passagens são não cumulativas, válidas em dias úteis e letivos, de acordo com o calendário estipulado pelas instituições de ensino.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder