CAMPANHA VIRTUAL

Marketing digital político exige cuidado, pois possui regras a serem observadas

Por Marcelo - Em 17/08/2022 às 8:23 AM

Em ano eleitoral, os candidatos aproveitam o momento para divulgar suas campanhas nas redes sociais para alcançar um maior número de pessoas e futuros eleitores. É importante frisar que existem algumas regras que devem ser observadas por candidatos, em consonância com o que pode impactar e chamar a atenção do público. De acordo com uma pesquisa do DataSenado, redes sociais influenciam voto de 45% da população.

Marketing digital requer especialista para não provocar problemas                  Foto: Divulgação

Outro fator importante é entender a diferença de marketing digital corporativo e o político. A campanha do político, por sua vez, está focada no produto que se remete ao próprio candidato e nas suas ideias. Na política, o produto fala por si, ou seja, a pessoa a se eleger apresenta o seu diferencial perante os concorrentes e os benefícios que pode oferecer à comunidade.

“Os políticos ao usarem estratégias do marketing digital precisam ter em mente que se não bem elaboradas, trazem resultados tanto positivos, quanto negativos. Os candidatos podem usufruir de propagandas na TV, rádios, portais, podcasts e redes sociais. Na campanha e no discurso, os métodos do marketing digital podem destacar o político e fazer com que ele se sobressaia e dispare na frente de outros candidatos”, explicou Erivam Bandini, sócio-Diretor da Box Ideias.

De acordo com a Pesquisa Panorama Político 2022 do DataSenado, 25% dos entrevistados admitem que as redes sociais são a principal fonte sobre política. Desses, 35% buscam informações no Facebook, seguido do Instagram com 27%; YouTube com 16%, WhatsApp com 8% e Twitter com 7%. Ainda segundo a pesquisa, 74% dos usuários de redes sociais desconfiam que já viram ou receberam alguma notícia falsa nesses canais. E 90% dos entrevistados afirmaram que usam redes sociais, o que pode chegar a um universo de 117 milhões de pessoas com mais de 16 anos.

A internet pode ser um ótimo suporte para a imagem de um político, ou ainda ser prejudicial. Por isso é muito importante se atentar sobre o discurso que pretende compartilhar e sobre as regras na internet. O DJe (Diário da Justiça Eletrônico) publicou neste ano a Resolução 23.610 que dispõe sobre as regras da propaganda eleitoral. Segundo a resolução, é livre a manifestação de pensamento de um eleitor através da internet. Neste meio, a campanha será limitada caso ofenda a honra ou a imagem dos demais políticos, partidos, federações partidárias, ou publicar notícias falsas.

No histórico de política, muitos candidatos se destacaram ainda mais pela força da internet, onde conseguiram alcançar em uma escala mais rápida um maior número de eleitores. Como exemplo, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um dos melhores referenciais de potencial do marketing digital, pois tornou sua campanha mais forte e positiva.

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