deputado e economista

Mauro Filho critica manutenção da taxa Selic mesmo com melhora em indicadores econômicos: ‘ancora expectativas do mercado’

Por Deusdedit Neto - Em 23/06/2023 às 12:39 PM

Foto: Divulgação / Câmara dos Deputados

Depois que o Banco Central manteve a taxa Selic em 13,75%, o deputado federal Mauro Filho (PDT) criticou a manutenção do percentual mesmo que os indicadores econômicos apresentem expressiva melhora nos seis primeiros meses deste ano. O parlamentar frisou que a taxa é a maior em termos reais no Mundo.

“Nossa inflação está em declínio, a taxa de crescimento do PIB é positivo e os juros de mercado de longo prazo também sendo reduzidos. A única razão que vejo para a fixação da Selic atual é para ancorar as expectativas do mercado financeiro, já que o BC define essa taxa baseada em informações colhidas deste setor. Um trabalhando para o outro! Brasil vai diminuir seu crescimento”, escreveu o deputado nas redes sociais.

Na quarta reunião realizada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), o grupo decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. O percentual é adotado pela entidade desde agosto do ano passado. Em nenhum dos encontros do Copom houve indicativo de redução. Por conta disso, Roberto Campos Neto, presidente do BC, é amplamente criticado por governistas e economistas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder