BUSCA PELO CONHECIMENTO

Teodoro Silva Santos conquista título de pós-doutor na Universidade do Minho

Por Marcelo - Em 07/05/2024 às 3:58 PM

Banca Examinadora e Teodoro Santos após a apresentação de seu trabalho, na Universidade do Minho

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos, docente do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), defendeu nesta terça-feira (7) sua pesquisa sobre imparcialidade judicial na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. O magistrado apresentou o trabalho intitulado ‘Imparcialidade judicial no âmbito do juiz das garantias: um estudo comparado entre Brasil e Portugal’, conquistando o título de pós-doutor.

Teodoro Silva Santos conquistou o título de pós-doutor, em Portugal

A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Mário João Ferreira Monte, contando ainda com os professores Fernando Conde Monteiro e Flávia Loureiro, na banca avaliadora. Mais uma grande conquista na vida acadêmica de Teodoro Santos, que antes de ser nomeado ministro do STJ, exercia a função de presidente da 1ª Câmara do Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

Teodoro Silva Santos, graduado e pós-graduado pela Unifor, é mestre e doutor em Direito Constitucional pela instituição. Ele assumiu o cargo de ministro do STJ em novembro de 2023, após uma longa carreira como promotor, procurador de Justiça e desembargador no TJCE. Natural de Juazeiro do Norte, ele também é professor licenciado da Unifor, onde lecionava Direito Processual Penal II.

Reitor Randal Pompeu acompanhou a apresentação de Teodoro Santos

A busca por conhecimento na sua área de atuação sempre foi uma constante em sua vida, sendo que há mais de 20 anos decidiu compartilhar a experiência adquirida e ingressou na carreira de docente. É professor de graduação e de pós-graduação na disciplina de Processo Penal na Unifor. Tanto que o reitor da Unifor, Randal Martins Pompeu, e a coordenadora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), Gina Pompeu, acompanharam Teodoro Santos na sua jornada em Portugal. O ministro do STJ é, ainda, professor, fundador e membro permanente do quadro de docentes da Escola Superior do Ministério Público do Ceará e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).

A nomeação de Teodoro Silva Santos como ministro do STJ foi realizada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 10 de novembro do ano passado, após o magistrado ter sido aprovado em sabatina no Senado Federal, em 25 de outubro. Além de Teodoro, na oportunidade Lula também nomeou o desembargador Afrânio Vilela e a advogada Daniela Teixeira, para o STJ.

Mais notícias

Ver tudo de IN News