DEFINIÇÕES NO SENADO

Omar Aziz confirmado presidente da CPI da Pandemia e Renan Calheiros é o relator

Por Marcelo - Em 16 de abril de 2021

Um acordo firmado pelo grupo de senadores oposicionistas chamado de G7, confirmou o nome do senador Omar Aziz (PSD-AM) para ser o presidente da CPI da Pandemia, para apurar possíveis omissões, negligências ou outras irregularidades que possam ter sido praticadas por integrantes das três esferas de poder – federal, estadual e municipal.

Omar Aziz presidirá a CPI graças a um acordo entre a oposição                      Foto: Divulgação

O líder da oposição, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será o vice-presidente da CPI. Ele foi o autor do requerimento que solicitou a instalação da comissão, a princípio para apurar possíveis irregularidades praticadas pelo Governo Federal. Mas o senador cearense Eduardo Girão (Podemos-CE), conseguiu apoio para inserir estados e municípios na apuração.

Já a relatoria dos trabalhos ficará a cargo do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que volta a desempenhar uma papel de destaque na Casa, de onde já foi presidente, mas havia sido afastado pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF, em dezembro de 2016, sob a acusação de crime de peculato.

Na tarde de hoje, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a reunião que visa instalar a CPI da Pandemia deverá ocorrer no próximo dia 22, ou então no dia 27 deste mês. O ato com os procedimentos para esta primeira reunião será publicado na próxima segunda-feira, pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection