conflitos

Papa critica líderes e alerta para “mundo devastado por tiranos”

Por Redação - Em 16/04/2026 às 11:14 AM

Papa1

O papa também criticou o uso de argumentos religiosos para justificar guerras e defendeu uma mudança de rumo nas lideranças mundiais

O papa Leão XIV fez duras críticas a líderes globais ao afirmar que o mundo está sendo “devastado por um punhado de tiranos”, em um discurso marcado por forte apelo à paz durante visita a Camarões. O pontífice condenou os elevados gastos com conflitos armados e alertou para o impacto dessas decisões sobre populações vulneráveis, em meio ao agravamento das tensões internacionais.

Em sua fala, o papa também criticou o uso de argumentos religiosos para justificar guerras e defendeu uma mudança de rumo nas lideranças mundiais, com prioridade para o diálogo e a mediação de conflitos. A declaração ocorreu durante encontro com a comunidade local em uma região marcada por instabilidade e violência, onde milhares de pessoas já foram afetadas por confrontos internos.

A manifestação reforça o posicionamento recente do líder da Igreja Católica, que tem intensificado discursos em defesa da paz e contra a escalada militar em diferentes partes do mundo. Em agendas internacionais, Leão XIV tem reiterado a necessidade de soluções diplomáticas e criticado o que considera uma lógica global orientada pelo poder e pela confrontação.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder