Vereador

Pedro Matos critica suspensão de cronograma da reforma do novo ensino médio

Por Deusdedit Neto - Em 06/04/2023 às 11:29 AM

Pedro Matos Divulgação

A suspensão foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Divulgação / CMFor

O vereador de Fortaleza, Pedro Matos (PL), levou para discussão na bancada da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta quarta-feira, 5, a nova decisão do ministro da Educação, senador licenciado e ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), sobre a suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio (NEM). A medida prevê interromper por 60 dias as decisões do calendário afetando diretamente as mudanças previstas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

+ Camilo Santana anuncia suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Segundo o parlamentar, a novidade interrompe as medidas já previstas para as escolas públicas para o ano de 2024. Pedro Matos destaca ainda os benefícios trazidos pela reforma durante a estruturação como manter as escolas em tempo integral, atuar com forte profissionalização do estudante durante o ensino médio, maior carga horária para as crianças nas escolas, com grades curriculares obrigatórias e complementares que deveriam ser oferecidas por cada instituição, além de desenvolver as disciplinas básicas com foco também na tecnologia.

Filho do ex-deputado federal e atual presidente da Fundação da Criança e Família Cidadã, Raimundo Gomes de Matos, Pedro ainda considera que a reforma propostas pelo NEM trouxeram à educação brasileira modernização que já era necessária e que “interromper esse fluxo já estabelecido em outro governo só tende a prejudicar os próprios estudantes”.

“A profissionalização técnica é o foco dessa reforma, é dar a possibilidade ao jovem de participar das suas escolhas profissionais e ter a estrutura necessária para ser inserido no mercado de trabalho escolhido por ele. Infelizmente, fomos surpreendidos com a decisão do ministro, já que o mesmo havia dado uma declaração na semana anterior falando que não haveria interrupção nesse cronograma. Espero que esse atual posicionamento seja revisto o mais rápido possível”, conclui.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder