LULA EM SEGUNDO

Pesquisa CNN/Real Time mostra que Bolsonaro venceria as eleições em 2022

Por Marcelo - Em 10 de março de 2021

A primeira pesquisa estimulada de um possível quadro político para a disputa das eleições presidenciais em 2022, realizada pela CNN Brasil e o Instituto Real Time Big Data publicada nesta quarta-feira (10), revela que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) venceria o primeiro turno, com 31% das intenções de voto.

Bolsonaro venceria o possível embate político no 1º e 2º turnos                     Foto: Divulgação

O provável candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, teria 21%, havendo logo depois um grande empate técnico entre Sérgio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Dória (4%). O provável quadro da eleição ainda inclui João Amoêdo (2%) e Marina Silva (1%). Brancos/nulos (12%) e não souberam/não responderam (3%).

Já o cenário hipotético de um segundo turno com os dois candidatos mais votados revela que Bolsonaro venceria com 43% dos votos válidos. Lula ficaria em segundo lugar com 39%, representando praticamente um empate técnico, visto que a margem de erro é de três pontos percentuais. Brancos/nulos (15%) e não souberam/não responderam (3%).

Numa possível hipótese de segundo turno com o ex-governador cearense Ciro Gomes, mais uma vez Bolsonaro sairia vencedor com 43% dos votos, enquanto Ciro ficaria com 36%. Brancos e nulos correspondem a 16%, enquanto não souberam/não responderam seriam 5%.

Esta foi a primeira simulação de pesquisa eleitoral depois que o ministro do STF, Edson Fachin, ter anulado as condenações de Lula, o que lhe devolveu os direitos políticos. A decisão de Fachin foi desaprovada por 54% dos entrevistados, enquanto 36% concordaram com as anulações e 10% não souberam/não responderam.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection