Praia de Iracema

Ponte dos Ingleses: Seinf alega surpresa com “parecer de vistoria” da SOP e diz que há “graves inconsistências e erros técnicos”

Por Deusdedit Neto - Em 26/07/2023 às 6:53 PM

Fachada Seinf

Foto: Divulgação / Prefeitura de Fortaleza

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) rechaçou as alegações feitas pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) quanto a questão estrutural da intervenção feita na Ponte dos Ingleses. Conforme a Pasta, a gestão José Sarto (PDT) executou as intervenções que lhe competiam no acordo feito com a Governo do Estado para reparação do equipamento na Praia de Iracema, atendendo “todas as especificações técnicas de uma intervenção desta natureza”. 

“A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informa que executou o projeto de reparação estrutural da Ponte dos Ingleses que incluía a recuperação dos pilares e estacas, bem como a estruturação da base para receber o piso em concreto, parte que cabia à Superintendência de Obras Públicas (SOP). As obras, entregues em janeiro de 2022, atenderam a todas as especificações técnicas de uma intervenção desta natureza, tanto que foi recebida pelo órgão estadual, que utilizou o projeto para realizar uma contratação sem sucesso e uma outra contratação direta com dispensa de licitação para a execução das obras de urbanização, também sem avanços”, afirmou a nota.

A Seinf também disse ter ficado surpresa com o “parecer de vistoria” assinado pelos engenheiros da SOP. Segundo a Pasta dirigira por Samuel Dias, o relatório apresentado pelo Governo possui “graves inconsistências e erros técnicos”, não tendo apresentado também nenhuma “prova concreta de falhas técnicas de engenharia”.

O comunicado explica que a Prefeitura de Fortaleza escolheu tomar para si as competências da obra na Ponte dos Ingleses após espera de um ano e meio pela execução das intervenções por parte do Governo do Estado. E, por conta disso, vai realizar de forma integral as obras de urbanização do equipamento localizado na orla da Capital, além de sua gestão e manutenção. “Garantindo assim a continuidade das melhorias que já vem sendo realizadas na região e evitando obras descompassadas naquele trecho”, finalizou.

Confira nota na íntegra: 

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) informa que executou o projeto de reparação estrutural da Ponte dos Ingleses que incluía a recuperação dos pilares e estacas, bem como a estruturação da base para receber o piso em concreto, parte que cabia à Superintendência de Obras Públicas (SOP).

As obras, entregues em janeiro de 2022, atenderam a todas as especificações técnicas de uma intervenção desta natureza, tanto que foi recebida pelo órgão estadual, que utilizou o projeto para realizar uma contratação sem sucesso e uma outra contratação direta com dispensa de licitação para a execução das obras de urbanização, também sem avanços.

A Seinf recebeu nesta quarta-feira (26/07) com surpresa, um “parecer de vistoria” assinado por engenheiros da SOP, contendo inclusive graves inconsistências e erros técnicos, como a descrição dos materiais utilizados na intervenção dentre outros. A justificativa do órgão estadual para a não continuidade das obras que se comprometeu a fazer não traz nenhuma prova concreta de falhas técnicas de engenharia.

A Prefeitura de Fortaleza reitera que a gestão municipal realizará de forma integral as obras de urbanização da Ponte dos Ingleses, bem como a sua posterior gestão e manutenção, garantindo assim a continuidade das melhorias que já vem sendo realizadas na região e evitando obras descompassadas naquele trecho.

A decisão se deu após um ano e meio de espera pela execução do projeto por parte do Governo do Estado, que alegou a indisponibilidade orçamentária para a realização das obras, o desconhecimento da posse da ponte, além de outras justificativas apresentadas durante audiência ocorrida em junho deste ano, na sede da 135ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder