
DECRETO DE INTERVENÇÃO
Prefeitura de Fortaleza assume gestão da Santa Casa com apoio federal
Por Aflaudisio Dantas - Em 04/07/2025 às 2:25 PM

Evandro destaca que a Santa Casa continuará uma instituição filantrópica, mas com supervisão da Prefeitura e do Governo do Estado Foto: Beatriz Boblitz
A Prefeitura de Fortaleza assumirá a gestão da Santa Casa de Misericórdia, hospital filantrópico com grande número de leitos, muitos deles suspensos por dificuldades financeiras. A medida será formalizada por meio de um decreto de intervenção, previsto para publicação nos próximos dias pelo prefeito Evandro Leitão (PT).
A intervenção municipal ocorre em conjunto com o comando da Santa Casa e será acompanhada de perto pelo Ministério da Saúde, que garantirá um aporte anual de R$ 84 milhões. Com isso, haverá reabertura de leitos. Serão 100 leitos inicialmente, devendo alcançar 174 até dezembro, incluindo 20 unidades de terapia intensiva (UTI). Além disso, serão reativadas cinco salas de cirurgia.
Evandro afirma que a nova gestão não implicará em desmembramento jurídico. A Santa Casa continuará como uma entidade sem fins lucrativos, associada ao município por meio de gestão compartilhada. Ainda assim, terá sua administração sob supervisão direta da Prefeitura, com fiscalização conjunta com o Governo do Estado do Ceará.
O Ministério da Saúde já disponibilizou técnicos e realizará acompanhamento estratégico da execução dos recursos federais. A meta é retomar a capacidade plena do hospital em até seis meses, com ampliação significativa dos atendimentos em UTI, cirurgias eletivas e internações gerais.
Mais notícias


Visibilidade mundial
