AÇÃO INTERINSTITUCIONAL

Prefeitura de Fortaleza fecha parceria com 13 municípios para integrar ações de segurança de suas guardas municipais

Por Marcelo - Em 05/11/2021 às 9:35 PM

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã assinou nesta sexta-feira (5), o Protocolo de Intenções entre as secretarias e Guardas Municipais da Região Metropolitana. O objetivo é integrar ações de formação e atuação das unidades municipais de segurança de Fortaleza, Aquiraz, Cascavel, Eusébio, Horizonte, Caucaia, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Paracuru, Trairi, São Gonçalo do Amarante e Paraipaba.

Isso possibilitará a ação interinstitucional entre os municípios que integram a Região Metropolitana de Fortaleza. “A parceria representa cerca de 4 milhões de habitantes e, com a união do efetivo dos 14 municípios, mais de 3 mil agentes estarão nas ruas preservando o patrimônio e garantindo a segurança da Região Metropolitana. Este é um esforço que vai gerar muitos benefícios por meio do compartilhamento de informações, da economia de escala na aquisição de equipamentos, além da distribuição de tecnologia e qualificação”, afirmou José Sarto.

Forças municipais de segurança de 14 municípios da RMF realizarão ações e qualificações integradas             Foto: Divulgação

Ou seja, as instituições passam a compor parceria para a padronização de capacitações continuadas, transferência de informações, dados e estatísticas, além de investimentos nas estruturas essenciais para o desenvolvimento das atividades como forma de contribuir para a segurança cidadã dos municípios envolvidos.

O evento contou, ainda, com a presença do secretário da Sesec, coronel Eduardo Holanda; do diretor geral da Guarda Municipal de Fortaleza, inspetor Marcílio Távora; do diretor adjunto da GMF, inspetor Fábio Aquino; e de prefeitos e secretários de segurança de todos os municípios envolvidos.

Para o coronel Eduardo Holanda, a Guarda Municipal de Fortaleza passa, portanto, a colaborar para que o cidadão se sinta mais seguro. “Fortaleza possui guarda consolidada com mais de 60 anos de serviços prestados, além de uma academia de formação em segurança cidadã, da qual o guarda sai com a formação que a Secretaria Nacional de Segurança preconiza e está, agora, à disposição dos parceiros. Assim como outras cooperações que temos como a abordagem humanizada pela Cruz Vermelha. A ideia é que todas as guardas se fortaleçam e também possam integrar suas operações”, explicou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder