RECURSOS DO PROINFRA

Prefeitura de Fortaleza inicia as obras de drenagem e urbanização no Caça e Pesca

Por Marcelo - Em 28/09/2022 às 6:11 PM

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região, o prefeito José Sarto assinou, nesta quarta-feira (28), a ordem de serviço para início de obras de drenagem e urbanização em 16 ruas da comunidade do Caça e Pesca (Praia do Futuro II). As intervenções na região atendem ao pedido feito pelos moradores, após a visita do prefeito, junto com representantes do Comitê da Quadra Chuvosa.

Sarto celebra a assinatura autorizando as obras na região do Caça e Pesca       Foto: Divulgação

“Estivemos aqui em março, que teve uma quadra chuvosa bastante intensa, e colocamos, literalmente, o pé na lama. Agora, estamos assinando a ordem de serviço das obras que irão atender às ruas Jamaica, Humaitá e outras vias próximas. Os recursos são advindos do Proinfra, que conta com US$ 150 milhões para urbanizar áreas da Capital. São estimados oito meses para a execução dessas obras. Nosso objetivo é, em caso de chuvas muito intensas como foi na quadra chuvosa passada, drenar as águas para o rio Cocó”, destacou Sarto.

Orçado em cerca de R$ 9 milhões, o projeto irá beneficiar 6.027 pessoas com obras de urbanização e drenagem que vão facilitar o escoamento da água e resolver, de forma definitiva, os alagamentos durante o período chuvoso. Principalmente nas ruas Humaitá e Jamaica, onde todos os anos são usadas bombas hidráulicas para sucção da água acumulada nas vias. Vai contemplar também serviços de requalificação viária com nova pavimentação com piso intertravado, calçadas, mobiliários urbanos e ciclofaixas, proporcionando mais mobilidade e facilitando o acesso de pedestres, ciclistas e motoristas.

Durante a assinatura da ordem de serviço, Sarto lembrou que a construção de uma nova ponte sobre o rio Cocó, na Sabiaguaba, está na fase de estudos de licitação. “Em breve, vamos lançar também a licitação para substituição da ponte antiga da Sabiaguaba, atendendo a mais uma demanda da comunidade”, relatou o prefeito. Em março deste ano, as chuvas intensas fizeram com que os afluentes do rio Cocó transbordassem, inundando a ponte e trazendo prejuízos ao trânsito e à habitação dos moradores.

O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Eduardo Holanda, frisou que o Comitê Municipal da Quadra Chuvosa obteve resultados bastante positivos em 2022, e celebrou a realização das obras. “Nós estivemos aqui na época das chuvas e esta é uma área monitorada pela Defesa Civil. Na época, a Prefeitura de Fortaleza esteve aqui fazendo ações paliativas, com a instalação de bombas de sucção para conter os alagamentos. Acompanhamos a situação de perto e é uma satisfação estar hoje com o prefeito na assinatura desta ordem de serviço”, salientou.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder