
cid gomes no comando
PSB/CE passa a ter a maior bancada na Assembleia Legislativa
Por Oceli Lopes - Em 06/02/2025 às 4:51 PM

Ato de filiação do senador Cid Gomes ao PSB em fevereiro de 2024. Foto: Portal IN
Nesta sexta-feira, 07, às 9h, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), acontece grande ato político com deputados estaduais, liderados pelo senador Cid Gomes, deixando o PDT e se filiando ao PSB – Partido Socialista Brasileiro.
Essa mudança partidária só está sendo possível porque ano passado a Justiça Federal (o Tribunal Regional Eleitoral – TRE do Ceará e o Tribunal Superior Eleitoral – TSE em Brasília) autorizou, pois esse grupo de deputados do PDT (ala governista) alegou perseguição política dentro do PDT como justa causa para deixar a sigla.
O evento desta sexta-feira, 7, contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), além do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do presidente estadual, ex-deputado Eudoro Santana.
A direção do partido espera lotar o auditório com lideranças políticas de todo o Ceará, incluindo deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e filiados, para mostrar que o PSB se consolida como força crescente no cenário político cearense.
Dos deputados pedetistas autorizados a se desfiliarem do PDT – Romeu Aldigueri, Guilherme Landim, Jeová Mota, Lia Gomes, Oriel Nunes, Marcos Sobreira, Osmar Baquit, Salmito Filho e Sérgio Aguiar – só quem não acompanha o grupo é Oriel Nunes, hoje secretário da Pesca e Aquicultura do Governo do Estado. Ele se filiou ao Partido dos Trabalhadores – PT na noite desta quinta-feira, 6, e o deputado Bruno Pedrosa que resolveu também, na noite passada, a ficar no PDT.
“Após muita reflexão e diálogo com minhas bases e com o próprio senador Cid Gomes, tomei a decisão de permanecer no PDT neste momento. Essa escolha se dá após conversas constantes com minhas bases eleitorais, considerando a realidade dos municípios em que atuo e o compromisso que tenho com as lideranças que caminham ao meu lado”, justificou Bruno Pedrosa.
Suplentes no exercício do mandato, eleitos pelo PDT, e que irão se filiar ao PSB: Antônio Granja, Guilherme Bismarck, Tin Gomes.
A bandada do PDT na Alece ficará reduzida a cinco parlamentares: Cláudio Pinho, Queiroz Filho, Antônio Henrique Bruno Pedrosa e Lucinildo Frota.
Mais notícias


Iguatemi Hall
