Cenário político
Renovação feminina ganha tração e impacta articulações eleitorais no Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/04/2026 às 3:41 PM

Tainah Marinho Aldigueri é uma das figuras que desponta no cenário atual. Foto: Douglas Filho/Portal IN
O cenário político do Ceará começa a registrar, de forma mais estruturada, a entrada de novas lideranças femininas, em um movimento que vai além da ampliação de representatividade e passa a impactar diretamente a dinâmica de formação de chapas e alianças para as eleições de 2026.
Nos bastidores, a avaliação é de que esse crescimento responde a duas frentes: a necessidade dos partidos de diversificar seus quadros e a consolidação de agendas sociais com maior capacidade de mobilização eleitoral, especialmente no interior do estado.
Articulação no interior e bandeiras sociais
Nesse contexto, a pré-candidatura de Tainah Marinho Aldigueri (PSB) à Assembleia Legislativa se insere como um dos movimentos em observação. Com atuação recente, seu nome tem avançado na construção de base territorial e na articulação política, sobretudo na região Norte, onde já apresenta capilaridade em municípios como Barroquinha, Camocim, Granja e Jijoca de Jericoacoara.
A expansão para novas cidades — como Coreaú, Moraújo e Pacujá — indica uma estratégia de interiorização que dialoga com o modelo tradicional de formação de densidade eleitoral no Ceará, baseado em redes locais e alianças municipais.
A filiação ao PSB, oficializada no fim de março, reforça esse reposicionamento dentro de uma estrutura partidária com peso no estado, da qual fazem parte o senador Cid Gomes e o presidente da Alece, e seu esposo, deputado Romeu Aldigueri. O movimento também se conecta a um ambiente político em que lideranças consolidadas passam a atuar na formação de novos quadros com potencial de crescimento.
Além da construção territorial, a pré-candidatura tem sido associada a pautas com forte apelo social. À frente do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos (FEIMPP), Tainah atua na promoção da participação feminina na política, ao mesmo tempo em que estrutura seu discurso em torno de temas como tratamento do câncer de mama, direitos de crianças e jovens, e atenção às pessoas atípicas.
Movimento cresce e entra no cálculo eleitoral
A combinação entre base territorial, agenda temática e articulação política começa a inserir nomes desse perfil em uma nova camada do debate eleitoral — não mais apenas como candidaturas emergentes, mas como peças que podem influenciar a montagem de nominatas competitivas.
A leitura predominante entre interlocutores políticos é de que, mantido o ritmo de organização e expansão, esse movimento tende a ganhar força na configuração das disputas proporcionais, sobretudo em partidos que buscam ampliar competitividade com perfis alinhados à renovação e representatividade.
Esse aumento não ocorre de forma isolada. No Ceará, outras lideranças femininas também vêm ocupando espaço relevante no tabuleiro político, a exemplo da vice-governadora e pré-candidata à Câmara dos Deputados, Jade Romero (PT); da vice-prefeita de Fortaleza e ex-deputada estadual, Gabriella Aguiar (PSD); da ex-secretária da Cultura e pré-candidata à deputada federal , Luisa Cela (PT); da vereadora de Fortaleza e pré-candidata ao Senado, Priscila Costa (PL); e da vereadora suplente e pré-candidata à deputada federal, Kamila Cardoso (PL).
Longe de ser um fenômeno isolado, o avanço dessas lideranças sinaliza uma mudança gradual no perfil do cenário político estadual, com impacto direto na forma como campanhas, alianças e estratégias eleitorais estão sendo desenhadas para o pleito de outubro.
Mais notícias
Tabuleiro Político

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)
























