Benefício para estudantes

Sarto confirma implantação de passe livre estudantil na Capital ainda em 2023

Por Deusdedit Neto - Em 10/08/2023 às 4:38 PM

10 08 2023 Sme

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), confirmou nesta quinta-feira, 10, a implantação do passe livre estudantil na Capital ainda em 2023. Em vídeo publicado nas redes sociais, o pedetista anunciou que está prorrogando as atividades do grupo de trabalho que tem a missão de propor ações e melhorias para o transporte público e que já existe uma proposta concreta para a gratuidade dos estudantes. De acordo com ele, estudos estão sendo finalizados e, em breve, o município enviará a mensagem à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

“Hoje, véspera do Dia do Estudante, estou aqui para dar uma boa notícia para todos os estudantes da rede pública municipal de ensino, da rede pública estadual, da rede privada e também de ensino superior, sem distinção. Chegamos a uma proposta concreta, bastante realista e, acredito, muito positiva para todos. Vamos garantir a gratuidade das passagens de ida e volta de todos os estudantes para a escola ou a universidade”, celebrou o prefeito.

Conforme o prefeito, a ideia é que todos que têm direito à carteira estudantil tenham direito a duas passagens gratuitas a cada dia útil. “Para vocês terem ideia, nós estimamos que serão emitidas aproximadamente 340 mil carteiras de estudante até o fim de 2023. É um alcance gigantesco.”, destacou Sarto.

Ele explicou ainda que a medida tem um aspecto econômico importante, por reduzir os gastos das famílias, mas demonstra especialmente a prioridade dada à educação em Fortaleza. “Já adianto que estamos finalizando os estudos para enviar o projeto de lei para a Câmara Municipal em breve, nos nos próximos meses. Queremos conceder o benefício ainda neste ano”, reforçou.

Passe-livre para todos os estudantes

De acordo com Sarto, o grupo de trabalho realizou pesquisas sobre modalidades de passe-livre executadas por outras capitais e todas estão associadas a alguma condicionante, por restringir a gratuidade à modalidade de ensino ou condição socioeconômica, ou ao curso. “Mas, aqui em Fortaleza, o passe-livre de ida e volta vai ser universal, para todos”, garantiu.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder