DATA MAGNA

Sarto destaca ações da Prefeitura de Fortaleza visando garantir a inclusão e ampliar oportunidades a pessoas negras

Por Marcelo - Em 25 de março de 2022

O prefeito José Sarto utilizou as suas redes sociais nesta sexta-feira (25), para destacar o pioneirismo do Ceará no sentido de promover a abolição da escravatura, bem como as ações da Prefeitura de Fortaleza visando garantir maior inclusão e oportunidades a pessoas negras da capital cearense.

Sarto tem realizado ações em prol de pessoas negras na capital cearense         Foto: Divulgação

“Hoje celebramos 138 anos do fim da escravidão no Ceará. Somos a Terra da Luz, porque fomos a primeira província a libertar os escravos, o que aconteceu quatro anos antes da promulgação da Lei Áurea. Por isso, 25 de março é dia de celebrar a força, a coragem e a determinação de um povo guerreiro”, afirmou.

Ele lembrou que no ano passado sancionou a lei que que reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos do Município de Fortaleza. Por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, é realizada continuamente a Feira Negra, que busca garantir espaços de efetivação do empreendedorismo negro e, atualmente, está no Shopping Riomar Kennedy.

Através da Secretaria da Cultura de Fortaleza, implementou um plano para viabilizar as ações para a cultura negra, mantendo vivas as tradições do Maracatu Cearense e da Festa de Iemanjá. “Além de programações virtuais e ações formativas, foram gravados minidocumentários direcionados aos 14 Maracatus, publicamos Dossiês de Registro do Maracatu e da Festa de Iemanjá, entre outras ações”, ressaltou José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection