EDUCAÇÃO INFANTIL

Sarto firma 109 termos de colaboração com 59 OSCs para a gestão de creches

Por Marcelo - Em 20 de abril de 2021

O prefeito José Sarto celebrou, nesta terça-feira (20), um termo de colaboração com organizações da sociedade civil (OSC) para o gerenciamento de creches na Capital. Os termos são oriundos do chamamento público da Comissão de Licitação de Fortaleza, para celebrar parcerias para o ano letivo de 2021 com entidades que já desenvolvem atividades educacionais.

José Sarto ressaltou que Fortaleza terá mais 12 creches este ano                     Foto: Divulgação

Serão 109 termos de colaboração com 59 OSCs para o gerenciamento das unidades da educação infantil. Por meio da iniciativa, a prefeitura ampliará o atendimento às crianças de um a três anos, com o aumento de 12 creches e a oferta de 8.502 vagas. Em 2020, as unidades gerenciadas por OSCs totalizaram 7.482 matrículas.

A iniciativa irá democratizar, ainda mais, o acesso à educação pública de qualidade. “Fortaleza alcançou, por três anos seguidos, o patamar da capital que mais abriu vagas em educação infantil, especialmente na etapa creche. Agora, por meio da colaboração da sociedade civil, conseguiremos chegar às comunidades onde o poder público ainda não alcançou”, comemorou Dalila Saldanha.

Investimentos

Os termos de colaboração recebem, neste ano, o investimento de R$ 44,87 milhôes. Em 2020, o município investiu o total de R$ 39,46 milhões. A ações fortalecem a área da educação infantil com a ampliação de vagas, que se soma à construção de novas unidades. A assinatura simbólica, realizada em reunião virtual, teve com a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha, além de representantes das entidades.

As crianças matriculadas nas creches recebem os mesmos benefícios daquelas atendidas em unidades patrimoniais – fardamento, alimentação, kits pedagógicos, além de chips para acesso à internet, visando ao fortalecimento das vivências e interações enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas. Neste período de atendimento remoto, os kits alimentação também serão disponibilizados.

Segundo o prefeito, ambientes pedagogicamente orientados proporcionam itinerários de vida exitosos. “As crianças alcançadas pela iniciativa terão acesso a materiais e ferramentas fundamentais para a formação do aspecto lúdico e cognitivo. Isso impactará positivamente, inclusive, a estruturação das relações sociais, o desenvolvimento do companheirismo e a percepção do mundo exterior para que a criança venha a ser uma vencedora no futuro”, afirmou José Sarto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection