em fase de finalização

Sarto fiscaliza obras e ação de limpeza na Lagoa da Messejana

Por Deusdedit Neto - Em 27/02/2024 às 6:34 PM

27 02 2024 Fiscalização Dos Serviços De Limpeza Da Lagoa De Messejana (25)

Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) realizou, nesta terça-feira, 27, vistoria à Lagoa de Messejana, que recebe, desde o início deste mês, uma ação de limpeza no espelho d’água e nos seus arredores. O serviço é executado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e faz parte do plano de trabalho do Comitê da Quadra Chuvosa. A ação já coletou cerca de 570 toneladas de resíduos como lixo, dejetos, recicláveis e aguapés até o momento.

“É uma ação de prevenção. A limpeza de lagos e outros corpos d’água faz parte do Plano Integrado da Quadra Chuvosa que, desde o ano passado, já retirou mais de 54 mil toneladas de lixo e aguapés. Só aqui em Messejana foram 570 toneladas. São 40 homens trabalhando na Lagoa”, relatou Sarto. Além dos 40 trabalhadores, a ação conta uma máquina escavadeira hidráulica e um caminhão de apoio.

Durante a ação de limpeza, foram encontrados diversos objetos de grande porte, como sofás, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. Sarto fez um apelo para que a população colaborasse com a manutenção urbana, destacando que a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza locais apropriados para este tipo de descarte.

“As pessoas continuam fazendo descarte de materiais difíceis de recolher e reciclar como sofás velhos, geladeiras e eletrônicos que não têm mais uso. Isso traz um desgaste tremendo ao meio ambiente. Nós pedimos à população que descarte de maneira correta estes objetos que não são mais úteis, evitando, principalmente, seu descarte nas fontes de água, pois isso impede o fluxo e escoamento natural da chuva”.

Com 388 mil metros quadrados, a Lagoa da Messejana, que faz parte da bacia do Rio Cocó, é a segunda maior lagoa de Fortaleza, ficando atrás apenas da Lagoa da Parangaba. O local abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, construída em alusão ao clássico da literatura brasileira “Iracema”, do escritor cearense José de Alencar. O monumento possui 12 metros de altura e 16 toneladas.

Titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias comentou sobre a requalificação da Lagoa de Messejana, que já está em fase de finalização e deve ser entregue à população nas próximas semanas.

“Já estamos finalizando essa reforma tão sonhada pela população de Messejana e de Fortaleza. Aqui, fizemos um calçadão novo, a revitalização da estátua de Iracema e também construímos pista de skate, parque infantil, guarda corpo, anfiteatro e Areninha. Também temos agora quiosques para que, aqueles que já realizavam seu comércio aqui, possam retornar e trabalhar de forma adequada”, informou.

Balanço de limpeza

Entre janeiro de 2023 e o início deste ano, a gestão municipal realizou 306 ações de limpeza de canais e lagoas e a desobstrução de quase seis mil bocas de lobo. Ao todo, já foram coletadas mais de 54 mil toneladas de lixo e aguapés dos recursos hídricos da capital.

“Nós já realizamos na cidade de Fortaleza 310 limpezas em recursos hídricos, de onde tiramos 54 mil toneladas de lixo. Contamos também com uma central de monitoramento que acompanha, 24 horas por dia, todas as áreas de risco e possíveis alagamentos. Isso tudo é para termos a resposta mais rápida possível, pois é isso que é a missão da Prefeitura de Fortaleza, cuidar da vida de seus cidadãos”.

Apoio da população

É importante que a população colabore com esse trabalho, evitando o descarte de lixo nesses locais. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza conta com 93 Ecopontos distribuídos em todas as regionais para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.

Além disso, a população deve também ficar atenta ao cronograma de coleta de lixo domiciliar realizada em todos os bairros de Fortaleza, três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras ou nas terças, quintas-feiras e sábados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder