ESPORTES NÁUTICOS

Secel firma convênio com Iate Clube de Fortaleza para realizar projetos sociais

Por Marcelo - Em 22/02/2024 às 11:45 AM

A Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) e o Iate Clube de Fortaleza firmaram um convênio com o objetivo de desenvolver projetos sociais ligados à prática de esportes náuticos, utilizando a infraestrutura disponível no tradicional clube da capital cearense. Uma reunião de alinhamento final do projeto foi realizada na noite desta quarta-feira (21), entre o secretário Ozires Pontes e o comodoro do Iate Clube, Pompeu Vasconcelos, junto com outros representantes das duas instituições.

Ozires Pontes e Pompeu Vasconcelos conversam sobre o convênio

“Recebi o comodoro do Iate Clube, Pompeu Vasconcelos, para alinharmos projetos voltados à prática de esportes náuticos em parceria com a Secel. O Iate Clube vai disponibilizar toda sua estrutura para ações sociais da Prefeitura de Fortaleza, criando oportunidades no aprendizado e aprimoramento em diversas modalidades náuticas. Mais que isso, essa parceria impulsiona a economia do mar, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a nossa Capital”, afirma Ozires Pontes.

De acordo com o diretor Jurídico do Iate Clube, Enio Corrêa, será destinado a adolescentes e jovens de até 29 anos, que integram a rede municipal de ensino ou programas sociais geridos pela Prefeitura de Fortaleza. “Esse projeto tem uma grande relevância social, pois os esportes náuticos, via de regra, são de difícil acesso, e dessa forma garantirá a acessibilidade a esse público, de onde podem surgir grandes talentos, de forma gratuita. Vale lembrar que a prática esportiva leva à cidadania, ao respeito ao próximo e à natureza”, ressalta.

Vela será um dos esportes náuticos que serão oferecidos no projeto

Segundo Daniel Nottinghan, gerente Náutico do Iate Clube, a Sejuv está construindo o Cuca do Serviluz e a ideia é oferecer ao público que participará das atividades nesse equipamento da Prefeitura de Fortaleza, a prática de vela e remo aos futuros integrantes desse projeto. “Já está implantação uma Escola Náutica Municipal, na Barra do Ceará. Nossa ideia é complementar essa escola utilizando a estrutura do Iate Clube para a comunidade do Serviluz, Mucuripe e seu entorno, a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é que possamos atender, a cada trimestre, pelo menos 100 jovens, com aulas realizadas de terça a sexta-feira no Iate Clube”, revela.

Oportunidades

Para o coordenador Jurídico da Secel, Victor Marcílio Pompeu, a ideia é unir esforços para oferecer oportunidade a quem se interessa pela prática de esportes no mar. “Até porque a indumentária utilizada é específica, necessita um treinamento especializado, equipamentos voltados à prática esportiva no mar, requerendo profissionais capacitados para o manuseio e ensino, o que o Iate Clube tem enquanto referência náutica. A Prefeitura tem um interesse, pois tem um projeto voltado à prática de esportes náuticos, pode juntar toda expertise que o Iate Clube tem nesta área, há tanto tempo, sendo uma referência no Nordeste. A Prefeitura quer desenvolver talentos, oferecendo oportunidades”, destaca.

Manoel Messias foi revelado no Ceará               Foto: Aquawiz Photography

Já o assessor Especial da Secel, Kal Aragão, que foi triatleta e participa de provas nacionais e internacionais de natação, o convênio é muito relevante. “O clube tem disponibilidade de horários, serviços e equipamentos voltados para a prática desses esportes náuticos , oferecendo oportunidade para os adolescentes e jovens que residem no entorno do Iate Clube de Fortaleza. Então, com pouco tempo, alguns deles poderão participar de campeonatos e falar que saíram de um projeto social promovido pela Prefeitura de Fortaleza. Temos alguns atletas do triathlon que se destacam em nível nacional e até internacional. Um deles é o Manoel Messias, oriundo de um projeto social semelhante, que chegou a disputar a Olimpíada de Tóquio e é um dos nomes cotados para disputar os Jogos Olímpicos de Paris, este ano”, completa.

Remo também deverá ser oferecido aos participantes de projetos sociais da Prefeitura de Fortaleza

 

Mais notícias

Ver tudo de IN News