ATENDIMENTO AO CIDADÃO

SME, Sefin e Agefis: principais destaques do V Prêmio Fortaleza Transparente

Por Marcelo - Em 21/10/2022 às 7:11 PM

A Prefeitura de Fortaleza realizou nesta sexta-feira (21), a entrega do V Prêmio Fortaleza Transparente, desenvolvido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), reconhecendo os órgãos municipais que tiveram melhor êxito em responder à população pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Nesta edição, as três pastas mais bem avaliadas foram a Secretaria Municipal da Educação (SME), a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), respectivamente.

Fortaleza Transparente premiou órgãos com melhor atendimento ao cidadão    Foto: Divulgação

O Ranking Fortaleza Transparente 2022 adota como critério de avaliação o quantitativo de pedidos realizados pelo Sistema Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e se os respectivos atendimentos foram concluídos dentro do prazo preconizado de 20 dias, como informou Cristina Machado, titular da CGM.

“A LAI é um instrumento fundamental para aproximar a gestão do poder público e o cidadão. O prêmio foi pensado com este princípio em mente e, também, reconhece e fortalece o engajamento dos órgãos no fornecimento de informações. Para criar o ranking, acompanhamos, anualmente, os indicadores de transparência de todas as pastas e avaliamos o tempo e a qualidade das respostas fornecidas”, destacou.

Fortalecimento

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Fortaleza, que frisou a importância da LAI para a relação entre a administração pública e a população. “Só podemos falar de transparência numa democracia e eu acompanhei de perto a implementação da LAI nos estados e municípios. Ela representou uma mudança de cultura, foi preciso que o Estado saísse de uma posição passiva para uma posição ativa em relação à informação. É neste contexto que criamos uma cultura de transparência no nosso País e que precisamos fortalecer ainda mais, tornando as informações mais acessíveis e desenvolvendo uma cultura de dados abertos”, ressaltou Élcio Batista.

Cláudia Ribeiro, ouvidora da SME, comemorou que a Educação foi a pasta mais bem avaliada de acordo com o Ranking de Transparência de Fortaleza. E destacou que é importante que os órgãos da administração municipal busquem atender a população de maneira mais ativa. “No nosso trabalho na Ouvidoria, é fundamental compreender o que a população necessita. Para isso, além de responder antes do prazo, também buscamos entrar em contato com o solicitante e entender melhor a sua demanda, muitas vezes fornecendo até mais informações do que aquelas que foram feitas inicialmente, tudo para atendê-lo da maneira mais satisfatória possível”, disse.

Fernando Marinho, coordenador da Assessoria de Governança da Sefin, pontuou que a premiação é o reconhecimento de um trabalho de qualificação dos serviços de atendimento. “Temos feito um trabalho contínuo de sensibilização dos coordenadores em relação à transparência e também temos capacitado nossos servidores. Atualmente, temos uma média de cinco a seis dias para atendimento, quando a lei exige 20. Nossa competição é com nós mesmos, para melhor atender a população. O prêmio é uma consequência desse bom trabalho”, relatou.

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