Pronto para “Republicar”

Sob comando de Chiquinho Feitosa, 1º reunião do Republicanos dá prévia da força do partido no Ceará

Por Deusdedit Neto - Em 20/05/2023 às 2:55 PM

Chiquinho Feitosa (1)

Foto: Douglas Filho / Portal IN


A primeira reunião do Republicanos no Ceará sob o comando do ex-senador Chiquinho Feitosa agitou os bastidores da política cearense. Com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), de deputados estaduais, prefeitos e vereadores cearenses, a sigla contou com mais de 25 gestores municipais filiados.

IN Poder já havia antecipado, em março, que Chiquinho articulava grande número de filiações, fato concretizado nessa sexta-feira, 19, no evento do partido realizado no auditório Murilo Aguiar, da Assembléia Legislativa do Ceará.

Os nomes oficialmente não foram divulgados, mas conforme apuração da reportagem, os prefeitos Orlando Filho (Mombaça), Júnior do Titico (Ipueiras), Prof. Marcelão (São Gonçalo do Amarante), Marquinhos Tavares (Itaitinga), Samuel Cidade (Santana do Cariri) e as prefeitas Michelle Queiroz (Beberibe), Lígia Protásio (Santa Quitéria) e Rozário Ximenes (Canindé) estão entre os filiados.

As adesões também englobam vice-prefeitos e vereadores de municípios do Ceará. Fontes próximas de Chiquinho revelaram que o número de filiados deve ser ainda maior, visto que outros gestores já firmaram acordo para integrarem a legenda nos próximos meses. 

São os casos de Rafael e Edson Sá. O primeiro não pode se filiar ao Republicanos por fazer parte da Agência Reguladora do Ceará (ARCE), mas como será candidato a Prefeitura do Eusébio, fará sua filiação mais adiante. Já seu pai e ex-prefeito de Aquiraz e do Eusébio, Edson, deve se desfiliar do PDT para postular retorno ao executivo aquirazense. A legenda, por tanto, só passará a considerar como membro aqueles que já assinaram a filiação partidária. 

Aval de Camilo

Todas as novas adesões ocorreram com a chancela do ministro da Educação, Camilo Santana, a maior liderança política cearense na atualidade. Amigo do petista, Chiquinho participou nos últimos meses de várias reuniões em Brasília com o ex-governador, cuja pauta do encontro estava voltada às movimentações nos bastidores.

O evento de ontem evidenciou a proximidade entre os liderados de Camilo no Estado com o presidente estadual do Republicanos. Além de Elmano, também estiveram presentes a senadora Augusta Brito (PT) e o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), todos do grupo “camilista”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder